Publicado em: 18/06/2024
Na última terça-feira, 11, aconteceu o e-MINERAÇÃO 2024, evento que destacou os desafios e tendências para as empresas de suprimentos e os pequenos e médios empreendedores do setor mineral, realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).
Durante o evento, Laís Mourão, coordenadora de projetos da Synergia Socioambiental, participou do painel sobre “Licenciamento Socioambiental: o ESG como ferramenta de gestão dos processos de licenciamento, estratégias e desenvolvimento de novos projetos”.
No painel, Laís abordou uma visão crítica sobre os desafios na agenda ESG, com foco no setor da mineração, destacando o social como pilar estratégico no licenciamento socioambiental, pois, por si só, a área social já possui seus desafios, que podem ser impulsionados quando não são levados em consideração em casos de desenvolvimento de licenciamentos socioambientais.
Além disso, Laís destacou a gestão de investimentos sociais e gerenciamento de impactos sinérgicos para desenvolvimento local e futuro dos territórios.
O painel ainda teve a participação de José Cláudio Nogueira Vieira, diretor da Clam Meio Ambiente, Luana Romero, diretora executiva do IDEIAS – Instituto de Desenvolvimento Integrado para Ações Sociais, Lucas Sardinha, diretor de projetos da H&P, e Ricardo Fabel Braga, gestor de negócios da Tractebel Enginnering.
Jussara Couto, gerente comercial da Synergia Socioambiental destacou a importância da participação no evento: “Colaborar com a construção de processos e compartilhar boas práticas voltadas ao social é importante para Synergia enquanto parte integrante da cadeia do processo de licenciamento na mineração. Assim como reafirma nosso propósito de conceber e executar metodologias para atendimento a situações de grande impacto social e ambiental que impulsione a transformação socioambiental nos territórios em que atuamos.”
Atuante na área socioambiental há mais de 19 anos, a Synergia Socioambiental elabora e realiza planos estratégicos exclusivos e específicos para o setor mineral, baseados em estudos territoriais e soluções de inteligência.
Entre as atividades realizadas pela Synergia no setor mineral, estão o monitoramento socioeconômico, o apoio na minimização de impactos e desenvolvimento de Planos Básicos Ambientais (PBAs). Também são desenvolvidos Planos de Contingência de Barragens, como o realizado em 2020, nas barragens de Santa Bárbara, Cachoeirinha e do Dique Lisa, em Minas Gerais.
Na ocasião, a Synergia criou um Plano de Contingência de Barragens personalizado para as áreas em questão, a partir do desenvolvimento de procedimentos complementares ao PAEBM (Planos de Ação Emergencial de Barragens), com a previsão de ações, recursos e responsabilidades em caso de ocorrência de situações de emergência, incluindo, ainda, a implantação de medidas preventivas.
Para saber mais sobre nossas soluções e metodologias, entre em contato com a equipe comercial.
Cadastre-se e receba nossas novidades.