Publicado em: 06/09/2022
A Synergia colaborou com a construção do Guia da Responsabilidade Social das Empresas no Processo Eleitoral 2022, lançado pelo Instituto Ethos, do qual é associada, e demais empresas parceiras.
E para realizar a divulgação do Guia, com o objetivo de manter colaboradores e colaboradoras alinhados/as com os propósitos, valores e o posicionamento da empresa nessas eleições, a Synergia promoveu uma live interna com grande participação de suas equipes.
O evento aconteceu na última sexta-feira, dia 2 de setembro, e contou com um discurso de abertura realizado pela fundadora e CEO da Synergia, Maria Albuquerque, e com a participação de Ricardo Nobre Simões, diretor de Compliance, que apresentou o Guia de Responsabilidade Social das Empresas no Processo Eleitoral 2022.
Adriana Barros, gerente de Relações Institucionais, Alexandre Araújo, assessor estratégico de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, e Patrícia Queiroz Prado, diretora de Gestão de Pessoas – pessoas que participaram ativamente da iniciativa de desenvolvimento do Guia – também estiveram presentes no lançamento.
Além da live interna, a Synergia elaborou um material resumido para colaboradores/as, intitulado Boas Práticas nas Eleições 2022, com o objetivo de ser um suporte para consulta rápida e direcionamento ao Guia do Instituto Ethos.
A live de apresentação do Guia de Responsabilidade Social das Empresas no Processo Eleitoral 2022 abordou como o material e suas diretrizes podem contribuir para o posicionamento das empresas durante o período das eleições.
O Guia traz um conteúdo importante para a compreensão do processo eleitoral e das mudanças que ocorreram na reforma eleitoral de 2016. Ou seja, o material aborda a necessidade de debates, reflexões e ações, com enfoque no modo como isso impacta nas escolhas políticas, inclusive na construção de políticas públicas que promovam pautas, como inclusão e diversidade.
O Instituto Ethos apontou, em pesquisa para realização do Guia, que 90% das empresas parceiras acreditam na importância da responsabilidade social nas eleições. Entretanto, 85% delas não possuem políticas internas que abordem o tema.
Por isso, o Guia busca garantir um espaço de atuação e debate democrático, a partir do incentivo e da participação das empresas, como mobilizadoras sociais, que orientam seus colaboradores e colaboradoras sobre as pautas que fazem parte do seu dia a dia, como o voto consciente, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e agendas de ações ambientais, sociais e de governança (ASG/ESG).
Outro ponto importante abordado pelo Guia de Responsabilidade Social das Empresas no Processo Eleitoral 2022 é o cuidado no cumprimento do Código de Conduta das empresas. As organizações têm o papel de direcionar seus colaboradores e colaboradoras sobre as melhores práticas e formas de proceder no período eleitoral, como buscar conhecimento sobre a Lei Anticorrupção, as diretrizes para doações e, também, a desvinculação de suas ações individuais ao nome da empresa.
Confira alguns tópicos tratados no Guia de Responsabilidade Social:
Quer conhecer melhor o conteúdo do Guia e entender a importância do posicionamento e do compromisso das empresas no processo eleitoral?
Cadastre-se e receba nossas novidades.