Publicado em: 27/07/2023
No dia 22 de julho, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, recebeu a projeção do Relógio do Clima – que marca o prazo de menos de seis anos para que ainda seja possível frear os impactos das mudanças climáticas e reduzir as emissões de gases estufa, de acordo com os dados do Instituto Mercator de Pesquisa em Bens Comuns Globais e Mudanças Climáticas, da Alemanha.
A iniciativa foi criada por um grupo internacional de ativistas ambientais e cientistas, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o tempo que resta para o desenvolvimento de ações e medidas que mantenham o aumento médio da temperatura terrestre em níveis minimamente seguros para a sobrevivência do planeta e da humanidade.
O relógio marca o prazo de menos de seis anos para que ainda seja possível frear os impactos das mudanças climáticas e reduzir as emissões de gases estufa, de acordo com os dados do Instituto Mercator de Pesquisa em Bens Comuns Globais e Mudanças Climáticas, da Alemanha.
E para apoiar soluções que podem conter os efeitos das mudanças climáticas, a projeção também mostrou possíveis alternativas, como limitar o aquecimento global a 1,5ºC, investir em saneamento básico e transporte elétrico, além de zerar as taxas de desmatamento.
O Instituto aponta, no entanto, que o prazo calculado pode diminuir caso as emissões globais continuem crescendo. Além disso, quando o Relógio do Clima zerar, significará que todo orçamento de carbono estará esgotado e os impactos climáticos serão devastadores em todo o mundo.
Vale lembrar que o Brasil é quarto maior emissor de gases de efeito estufa, de acordo com o site CarbonBrief, devido às emissões de CO2 causadas pelo desmatamento, chegando a 96,9 gigatoneladas entre os anos de 1850 e2021.
A projeção do Relógio do Clima no Rio de Janeiro – que já aconteceu em outras grandes metrópoles, como Londres, Pequim, Roma, Seul e Tóquio – também foi uma ação para marcar o Dia da Emergência Climática, 22 de julho. A data foi criada por ativistas ambientais e tem o objetivo de alertar a todos e todas sobre a importância do combate à crise climática.
Confira as principais notícias sobre o Relógio do Clima:
O Relógio do clima projetado no Cristo Redentor
Relógio no Cristo Redentor alerta sobre impactos das mudanças do clima
Cristo recebe projeção do Relógio do Clima, que maca prazo ambiental
Cadastre-se e receba nossas novidades.