Publicado em: 13/02/2023
Um projeto para a geração de renda em Cafundão, Mariana (MG), tem proporcionado uma ótima oportunidade para a realização de um sonho antigo das mulheres das 70 famílias que moram na comunidade: ter uma cozinha industrial para produzir doces e biscoitos para serem comercializados localmente.
A cozinha industrial será construída pela Synergia Socioambiental, que atua na região mineira desde 2015, vivenciando os desafios que as comunidades de lá enfrentam em relação à geração de renda. O projeto apoia a ampliação das atividades da Associação de Cooperação Agrícola Cafundão a fim de garantir mais renda e consequente melhoria nas condições de vida da população, especialmente das mulheres.
A Associação, fundada em 1996, conta prioritariamente com o trabalho dos homens da comunidade, que confeccionam as tradicionais panelas de pedra sabão em uma oficina. Mais recentemente, as mulheres começaram a cultivar hortaliças em hortas agroecológicas, cuja produção é comercializada para a prefeitura local para atender à merenda escolar da rede pública de escolas, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O desejo das mulheres, capitaneadas pela presidente da associação, Regiane Aparecida de Lana Fonseca, era ampliar a atuação da Associação, produzindo e vendendo biscoitos e produtos da agricultura familiar agroecológica, com base em receitas tradicionais e desenvolvidos a partir de recursos locais. A realização do sonho veio com o apoio da Synergia – que além de construir a cozinha, também dará apoio técnico e capacitação.
Com duração estimada em 12 meses, o projeto prevê capacitações para a criação de novos produtos, acompanhamento da equipe Synergia na mobilização e organização das mulheres da comunidade para o desenvolvimento do projeto, apoio da equipe de marketing e comunicação na criação da marca dos produtos, assessoria contábil e jurídica. Além disso, serão oferecidos cursos de gestão e empreendedorismo, processamento de alimentos, agroindústria e gestão de pequenos negócios em parceria com UFOP/NUPEDES.
“Entendemos que a diversificação produtiva vai impulsionar a geração de trabalho e renda para as mulheres da comunidade de Cafundão e isso trará melhoria na qualidade de vida, especialmente das mulheres, com reflexo direto em suas famílias”, explica Alexandre Araujo Pinho, diretor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Synergia.
Na consultoria socioambiental, a decisão de patrocinar esse projeto teve três fatores decisivos:
1) a proximidade e o conhecimento que a Synergia tem em relação ao território;
2) seu compromisso com o Programa Ambição ODS, do Pacto Global das Nações Unidas, de ampliar o apoio à diversidade, equidade e inclusão, em especial entre mulheres negras;
3) sua equipe técnica, composta por profissionais capacitados/as em educação socioambiental, agronomia, gestão de processos e de pessoas, capaz de atuar no território durante todo o período de implantação, até a sua consolidação.
Para Alexandre Araujo, a participação de uma equipe multidisciplinar dedicada pode ser o diferencial para os resultados que serão alcançados pelo projeto de geração de renda: “Convidamos diversas pessoas da Synergia para participar desse projeto e todas, em suas áreas de atuação, se dispuseram imediatamente a participar, colocando seu tempo e conhecimento à disposição. Temos certeza de que será, além de prazeroso, muito bem executado. E, mais que isso, estamos muito otimistas com os resultados positivos para a comunidade, pois esse é o grande objetivo”, conta o executivo.
Cadastre-se e receba nossas novidades.