Publicado em: 18/10/2022
A Synergia Socioambiental é uma das 5 finalistas na categoria Comunicação Inclusiva do Prêmio Diversidade em Prática. Com o case “Diversidade e Inclusão na Comunicação – Campanhas Mês da Mulher e Mês do Orgulho LGBTQIAP+”, a Synergia concorre com empresas públicas e privadas que são referência em diversidade e inclusão no Brasil.
As práticas vencedoras serão anunciadas ao vivo durante o Diversidade em Prática Summit, um evento digital e completamente gratuito – que acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de outubro. O evento, que tem como objetivo inspirar, capacitar e mobilizar mais empresas a criarem ações possíveis e sustentáveis de inclusão, é promovido pela Blend Edu, principal HRtech e ESGtech especializada em diversidade e inclusão do Brasil.
Em sua segunda edição, o Diversidade em Prática Summit já é considerado o maior evento digital de diversidade e inclusão do Brasil e, de acordo com a organização, contou com mais de 280 práticas inscritas. Além destas, foram registradas mais de 2.370 indicações na categoria Top of Mind #DiversidadeEmPrática, votação popular realizada em parceria com o Quebrando o Tabu para indicar empresas referência em Diversidade e Inclusão.
Um grupo de especialistas em diversidade, ESG, RH e gestão foi responsável pela análise e seleção das práticas enviadas. Além da votação popular, o prêmio contou com 8 categorias temáticas:
Além da Synergia Consultoria, entre as finalistas estão empresas como A.C.Camargo Cancer Center, Accenture, Alicerce Educação, Americanas S.A., Atento Brasil SA, Bayer, Cielo S.A., Copastur, Creditas, Dasa, Grupo Dreamers, Hospital Israelita Albert Einstein, iFood, L’Oréal Brasil, Mondelez, Movile, Nubank, Oi, Rock Content, Shell Brasil Petróleo, Solar Coca-Cola, TIM Brasil, Z1 e Zoop Tecnologia e Meios de Pagamentos SA.
Um dos 5 finalistas do Prêmio Diversidade em Prática, na categoria Comunicação Inclusiva, o case “Diversidade e Inclusão na Comunicação – Campanhas Mês da Mulher e Mês do Orgulho LGBTQIAP+” aborda o trabalho que vem sendo realizado pela empresa já há algum tempo e ganhado destaque nos últimos anos.
As campanhas temáticas (práticas) abordadas foram:
A Synergia tem investido fortemente em uma comunicação que reflete os seus valores de diversidade, representatividade e inclusão. A empresa busca considerar as interseccionalidades em todas as suas abordagens. Dessa forma, os conteúdos trazem não apenas a questão da mulher, mas também a questão da mulher negra, LGBTQIAP+, a mulher PCD, entre outras.
Essa abordagem se dá também para diversas temáticas, como a questão da inclusão da população indígena, ribeirinha, de pessoas negras, pessoas com deficiência, e todos os públicos considerados vulneráveis e/ou minorizados.
As Campanhas Mês da Mulher Synergia (2021 e 2022) e o Mês do Orgulho LGBTQIAP+ 2022 foram inovadoras na estruturação da abordagem para uma comunicação orientativa, baseada na linguagem inclusiva, não sexista, antirracista e não capacitista.
As campanhas temáticas tinham como objetivo provocar a reflexão e informar a partir de pautas legítimas e atuais, relacionadas às questões de Diversidade e Inclusão.
Com foco na luta pelos direitos humanos, elas puderam engajar o público contra o feminicídio, orientando e sensibilizando de como se procede a cultura do patriarcado, e contra a LGBTfobia. Além disso, elas puderam orientar sobre como podemos combater os vícios culturais e os preconceitos diários que nem sempre são notados em nossas falas e comportamentos.
As campanhas selecionadas incluíram e trouxeram representatividade de mulheres trans, pessoas da comunidade LGBTQIAP+, pessoas em situação de vulnerabilidade social, enaltecendo e reforçando o valor de Respeito à Diversidade da Synergia Socioambiental.
A campanha Mês da Mulher Synergia 2021 abordou temas atuais e importantes para a equidade de gênero, entre eles a violência contra mulheres (e o aumento dela durante a pandemia), o trabalho das mulheres na linha de frente ao enfrentamento da covid-19, a representatividade na política, a visibilidade e o reconhecimento nas ciências durante o período pandêmico.
Na campanha Mês da Mulher Synergia 2022, a empresa trouxe a questão da mobilidade social – representada principalmente pelas mulheres das classes sociais menos privilegiadas – as mais propensas ao uso do transporte público e aos problemas causados pela falta de condições adequadas de mobilidade e segurança. Ao abordar a questão da violência contra a mulher, a campanha traz dados que demonstram que as principais vítimas são as mulheres negras e pobres.
Já a campanha realizada em 2022, em sua quarta edição em homenagem às mulheres, demonstrou um crescimento ainda maior nos esforços e nas ações dedicadas ao Mês da Mulher. Partindo do tema Legados, e dando destaque para o que cada mulher deixa de contribuição para o mundo e o que colhe do que foi construído por muitas outras, a campanha abordou temas como a mobilidade feminina, a participação das mulheres na agricultura, a influência do gênero nas questões de habitação e sustentabilidade, a participação no mercado de trabalho e na política, entre outros.
A campanha contou com a participação de convidadas externas e entrevistas com depoimentos de mulheres colaboradoras e de moradoras de comunidades onde atuamos com projetos. E, para fechar as ações do mês, realizamos a Live “Incentivo à equidade e ao empreendedorismo feminino | Mês da Mulher Synergia 2022”, com participação de Maria Albuquerque, fundadora e CEO da Synergia Consultoria, e Andrea Alvares, então vice-presidente de Marca, Inovação, Internacionalização e Sustentabilidade da Natura.
Já na campanha que trouxe as principais questões sociais vivenciadas pela população LGBTQIAP+, em sua maioria causadas pelo preconceito e pela falta de políticas públicas de proteção e amparo, a empresa demonstrou que a vulnerabilidade social é marcante nesse grupo.
A campanha realizada em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIAP+ está na sua segunda edição. A ação trouxe participantes de programas sociais do Governo de São Paulo para a discussão, incluindo a população em situação de vulnerabilidade atendida pela Casa Florescer.
E, pela primeira vez, contamos com a participação de um influencer: Rafael Ventura – ator, cantor, diretor premiado, apresentador na Band TV e ativista LGBTQIAP+. O vídeo produzido para as redes sociais tem como pauta a questão de como algumas empresas só se lembram das pessoas LGBTQIAP+ durante as datas comemorativas.
O grande alcance externo possibilitado pela parceria, favoreceu a empresa a levar os seus valores e propósitos a mais pessoas, parceiros e outras instituições. A campanha contou, ainda, com uma outra postagem, que trouxe dados sobre a violência contra pessoas LGBTQIAP+ e descreveu cada grupo representado no acrônimo LGBTQIAP+.
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