Publicado em: 14/10/2024
São muitos os desafios para implementar uma pecuária sustentável na Amazônia, visto que o setor é responsável pelas maiores emissões de carbono do país, impactando no alcance das metas de redução de emissões assumidas pelo Brasil no Acordo de Paris, além de colaborar com a preocupante marca de desmatamento na Amazônia Legal, que chega a, aproximadamente, 21%.
O tema ganha especial relevância em tempos de secas extremas e incêndios em boa parte do Brasil como visto em 2023 e novamente em 2024. Para contribuir com o assunto e acrescentar soluções ao debate, a Synergia Socioambiental lança o sexto volume da Série “Amazônia Brasileira – Perspectivas territoriais integradas e visão de futuro” com o tema “Caminhos e desafios para a sustentabilidade da pecuária”.
A Série, produzida pelo Centro de Estudos Synergia, já conta com outros cinco volumes, que abordam os desafios e visão de futuro, a ocupação consolidada e arco do desmatamento no território, a análise da área conservada e as metrópoles na floresta, além da bioeconomia e o mercado de produtos florestais não madeireiros.
A sexta edição da Série Amazônia Brasileira traz agora a discussão sobre como a pecuária se tornou uma atividade econômica relevante no país se espalhando pelo território amazônico, gerando impactos e mudanças drásticas no uso e ocupação do solo, e como o avanço do gado sobre a floresta tornou-se o principal fator de perda de biodiversidade e emissões de gases de efeito estufa na maior floresta tropical do planeta.
Além disso, o volume 6 aponta iniciativas que contribuem para o desenvolvimento da pecuária sustentável na região e que podem influenciar na evolução de políticas públicas e de estratégias para o cumprimento das metas de eliminação do desmatamento.
O volume 6, ainda, aborda os desafios enfrentados pelo setor pecuário, que precisa se adequar às regulações do mercado internacional, além das questões de governança e critérios de sustentabilidade. Enquanto no campo, especialmente na Amazônia, as pessoas produtoras possuem outros desafios, como as mudanças climáticas, que impactam no solo, no calor e no acesso à água.
A Synergia atua há mais de 10 anos na Amazônia Brasileira e – a partir de projetos que visam estimular o desenvolvimento social, as relações territoriais e colaborar com a gestão do conhecimento sobre o território – tem a oportunidade de aprender e trocar saberes, entendendo os pontos fortes e fraquezas para colaborar com a transformação desse território, respeitando sempre as características do bioma e as de suas comunidades. Acreditamos que não há solução para um desenvolvimento sustentável na Amazônia que não passe pela inovação e transformação da pecuária.
Para saber mais sobre os desafios e quais os caminhos para o desenvolvimento de uma pecuária sustentável no território amazônico e em todo o país, baixe agora o Volume 6 da Série Amazônia Brasileira – Perspectivas territoriais integradas e visão de futuro.
Cadastre-se e receba nossas novidades.