Publicado em: 21/06/2024
A parceria entre Synergia Socioambiental e SOS Pantanal é renovada para 2024. Iniciada no ano passado, em 2023, para o desenvolvimento de uma metodologia personalizada de monitoramento de focos de calor e análise de dados territoriais no bioma Pantanal e nas áreas das brigadas pantaneiras, a parceria ganha continuidade este ano.
O Painel Aracuã continua a registrar o histórico de acontecimentos e apresentar dados quase em tempo real, auxiliando o trabalho de 24 brigadas pantaneiras e apoiando na identificação das áreas com focos de calor.
Para essa nova etapa da parceria, Leonardo Gomes, diretor-executivo do Instituto SOS Pantanal, destaca que o foco é fortalecer as brigadas pantaneiras: “A gente está criando formas para que a comunidade tenha uma leitura sobre o próprio trabalho, sobre o próprio fazer, que consigam acompanhar o seu próprio resultado, enxergar o seu território, e, cada vez mais, tenham autonomia para gerir sua própria instituição, suas próprias associações locais e a operação da sua brigada.”
Vale lembrar que as brigadas são majoritariamente formadas por associações de moradores e moradoras, muitas vezes lideradas por mulheres, além de pequenos/as produtores e produtoras da agricultura familiar.
Para esse processo de fortalecimento, a Synergia irá desenvolver produtos cartográficos com elementos do território. Assim, será possível com que as pessoas possam identificar e se apropriar das informações territoriais.
O mês de junho deste ano registrou o maior número de focos desde 1998, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Até o dia 11 foram registrados 489 alertas de foco de incêndio, ante 43 focos no mesmo período de 2023.
O monitoramento feito pela Synergia é realizado a partir da junção de várias ferramentas e automações que permitem uma visão mais ampla e completa sobre o bioma Pantanal e suas brigadas, incluindo informações sobre uso e ocupação do solo, qualidade da vegetação e histórico quantitativo de áreas queimadas dentro da brigadas, possibilitando um conhecimento mais completo.
Marcos Vinicius Quizadas de Lima, especialista de Geoprocessamento da Synergia, fala sobre o desafio para contribuir com uma inteligência que auxilia na geração de insumos para ações de prevenção dos focos: “O desafio é trazer uma inovação que seja capaz de auxiliar nas tomadas de decisões de campo. A nossa perspectiva é trazer algo inovador e funcional”.
Assim, o trabalho realizado entre a Synergia Socioambiental e o Instituto SOS Pantanal tem o poder de contribuir com a tomada de decisão no território pantaneiro.
Cadastre-se e receba nossas novidades.