Notícia

Documentário “A floresta que você não vê – Narrativas do Médio Xingu” será exibido na Mostra Ecofalante

Publicado em: 01/08/2024

Lançado em setembro de 2023, o documentário “A floresta que você não vê – Narrativas do Médio Xingu” fará parte da programação da 13ª edição da Mostra Ecofalante, reconhecida como o mais importante evento sul-americano para a produção audiovisual ligada às temáticas socioambientais. Serão duas exibições, nos dias 11 e 13 de agosto, dentro da seção “Ecofalante Universidades”, que apresenta filmes que fazem parte de seu projeto educacional.

Na imagem, é mostrado um casal que reside na região do Médio Xingu. O homem utiliza camisa e boné azuis, enquanto a mulher veste uma regata rosa e um chapéu. Atrás deles, uma casa feita de madeira.
Documentário “A floresta que você não vê – Narrativas do Médio Xingu” conta a história das pessoas que são parte da floresta e vivem na região do Médio Xingu

A obra, que é inspirada no Projeto Redes do Médio Xingu, aborda a jornada de pessoas que tem na floresta mais que um habitat, mas parte de suas próprias existências. Trata-se de uma narrativa que engloba os desafios da preservação e da sobrevivência em meio às pressões estabelecidas por atividades como garimpo, pecuária, monocultura e extração da madeira.

“A floresta que você não vê – Narrativas do Médio Xingu” já recebeu reconhecimento dentro e fora do Brasil. Além de ter sido vencedor no Environment Film & ScreenPlay Festival, nos Estados Unidos, o documentário foi semifinalista na categoria de curtas documentais do Angeles Documentaries, no mesmo país. Também recebeu o prêmio de melhor filme, segundo a audiência no São Paulo Film Festival 2023, e foi selecionado para concorrer ao Lisboa Indie Film Festival, em Portugal, ao Outer Banks Environmental Film Festival, nos Estados Unidos, ao Festival du Film Vert, na Suíça, e aos festivais ao All That Moves International Film Festival 2024 e Festival Internacional de Cinema Blue Star, ambos no Brasil. O filme também foi premiado no Sorocaba Film Festival, nas categorias de melhor roteiro de documentário curto, melhor direção de documentário curto, melhor produção de documentário curto e recebeu a menção honrosa para documentário curto.

A obra traz à tona um projeto autoral da Synergia Socioambiental, numa iniciativa de apoio à cadeia produtiva do cacau que, além de gerar renda, contribui para a conservação do bioma. Seus beneficiários são famílias da Estação Ecológica Terra do Meio, suporte à Rede Terra do Meio, que recebem capacitação para estabelecimento de uma estrutura comercial eficiente para atender à população local. O projeto também fornece assistência à Associação Agroextrativista Sementes da Floresta (AASFLOR), localizada em Uruará.

As exibições do documentário na programação da Mostra Ecofalante ocorrerão nos dias 11 de agosto, às 15h, na Reserva Cultural, sala 2, e no dia 13, às 17h, no CCSP, Sala Lima Barreto. Mais detalhes disponíveis aqui.

Você também pode assistir ao filme no player abaixo:

8 – Trabalho decente e crescimento econômico
9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

Fique por dentro

Conheça mais sobre a Synergia

Cadastre-se e receba nossas novidades.

    A Synergia se preocupa com o uso de seus dados pessoais e estes serão mantidos em segurança e sigilo, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para mais informações, consulte nosso aviso de privacidade.