Radar

Monitoramento de queimadas em tempo real: parceria entre a Synergia Socioambiental e SOS Pantanal é destaque na mídia

Publicado em: 16/01/2024

O Sistema Aracuã, monitoramento de queimadas em tempo real que tem ajudado brigadistas a combaterem focos de calor e incêndios no Pantanal, voltou a ser destaque na mídia.

Com a Lei do Pantanal sendo sancionada no final de 2023, no Mato Grosso do Sul – com previsão de entrar em vigor em fevereiro de 2024, 60 dias após a sua publicação –, o bioma ganha novamente as atenções. Desta vez, não pelas devastações e queimadas no território, mas por uma ação que pode impulsionar tanto a preservação quanto o desenvolvimento sustentável da região.

Lei do Pantanal sendo sancionada no final de 2023
Lei do Pantanal foi sancionada no final de 2023. Foto: MMA

Além da criação do Fundo Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Pantanal, a nova legislação propõe, entre outros tópicos, manter os cultivos agrícolas já existentes na região. Mas impede a expansão das áreas e a implantação de novos, exceto para cultivos de agricultura de subsistência em propriedades rurais familiares ou pequenas propriedades sem fins comerciais.

Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente, destacou em entrevista que a lei vai ajudar a diminuir a apreensão em relação às queimadas que atingem o território todos os anos, já que a união entre o Governo Federal, Estadual e a assembleia legislativa tende a trazer mais segurança e ações de maior amplitude tanto para o combate aos incêndios quanto para a conservação do bioma de forma geral.

Sistema Aracuã e monitoramento de queimadas em tempo real

O Sistema Aracuã, a tecnologia de monitoramento remoto de focos de calor e queimadas em tempo real, foi destaque, junto à Lei do Pantanal, da reportagem “Pantanal: ONG monitora queimadas em tempo real para ajudar brigadistas locais”, produzida pelo portal Terra.

Incêndios no Pantanal atingem Parque Estadual Encontro das Águas Foto-Mayke-Toscano_Secom-MT
Incêndios atingiram novamente o Pantanal em 2023. Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Lançado oficialmente em outubro do ano passado pela SOS Pantanal, como uma das estratégias de prevenção aos incêndios no bioma, o Sistema de Monitoramento Aracuã tem ajudado a evitar os focos de incêndio na região. Uma das etapas do Sistema, o Painel Aracuã – desenvolvido pela Synergia Socioambiental – possibilita o monitoramento de dados variados, e pode desempenhar um papel fundamental na região, ajudando na previsão para os meses seguintes e no desenho de estratégias de prevenção e combate ao fogo.

Na reportagem, Marcos Vinicius Quizadas de Lima, especialista de Geoprocessamento da Synergia, destaca a interpretação facilitada dos dados, possibilitada pelo painel, o que pode ajudar o público geral na identificação de padrões cruciais para o combate e prevenção de incêndios florestais: “Havia a necessidade de um painel que sintetizasse informações de diversas fontes com uma linguagem acessível”, destaca Quizadas em trecho retirado da matéria do Terra.

13 – Ação contra a mudança global do clima
15 – Vida terrestre

Fique por dentro

Conheça mais sobre a Synergia

Cadastre-se e receba nossas novidades.

    A Synergia se preocupa com o uso de seus dados pessoais e estes serão mantidos em segurança e sigilo, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para mais informações, consulte nosso aviso de privacidade.