Publicado em: 19/05/2022
A Pesquisa Melhores para o Brasil, produzida pela Humanizadas, identifica e reconhece organizações que prezam pelos princípios de uma economia mais consciente e pela humanização das relações que possui com seus públicos.
A partir da divulgação das práticas dessas organizações, a pesquisa espera incentivar transformações positivas em negócios pelo Brasil para que, dessa forma, eles sejam agentes ativos de impacto positivo em seus ecossistemas e comunidades.
Há uma máxima repetida no mundo corporativo que diz: quando a empresa fala sobre ela, reforça seus atributos, divulga suas competências, isso é imagem de marca; quando as pessoas falam sobre essa empresa, isso é reputação.
As empresas certamente buscam ser lembradas e comentadas, porém sempre positivamente. Mas, para isso, precisam merecer os comentários positivos.
E como saber o que as pessoas pensam sobre uma empresa? Perguntar diretamente para elas, sem restrições, de forma estruturada e com garantia de anonimato é um bom começo.
Empresas comprometidas com seus públicos fazem isso. E algumas pesquisas medem isso.
A pesquisa Melhores para o Brasil é feita por meio de uma metodologia própria desenvolvida pela Humanizadas, a CBA (Conscious Business Assessment), que segue os princípios do capitalismo consciente, com fundamentação em estudos acadêmicos e modelos de engajamento, desenvolvimento humano, perfis psicológicos, estratégia de valor compartilhado e cultura organizacional.
Qualquer pessoa que tenha uma opinião sobre a empresa participante pode responder à pesquisa, o que amplia muito a noção da reputação que essa empresa possui.
Os dados consolidados de todas as empresas participantes dão origem a um mapa comparativo que serve para demonstrar em qual estágio da jornada evolutiva cada empresa se encontra. E, claro, auxilia no planejamento de correções de rota.
Empresas de qualquer tamanho e ramo de atividade participam anualmente da Melhores para o Brasil e a Synergia faz parte desse grupo agora.
A Pesquisa Melhores para o Brasil é um importante indicador de como está a reputação da empresa, de como ela tem sido vista e compreendida por colaboradores e colaboradoras, clientes, comunidades, fornecedores/as, parceiros/as e sociedade em geral.
Por meio dessa pesquisa, é possível avaliar a qualidade das relações e da gestão corporativa, focando em aspectos de humanização. Assim, cria-se a possibilidade de entender como entregar mais valor e melhorar a relação com cada pessoa relacionada ao trabalho realizado.
A Synergia busca estar alinhada com a construção de uma nova economia, orientada a seus públicos de interesse e ao desenvolvimento de melhores práticas de ASG/ESG (práticas ambientais, sociais e de governança). Para isso, precisa ter clareza sobre a opinião desses públicos.
Com o apoio da metodologia e inteligência de dados da Humanizadas, que desenvolve a Pesquisa Melhores para o Brasil, essa ação será feita de forma ampliada pela primeira vez, considerando simultaneamente os públicos interno e externo da empresa.
Quanto mais respostas tivermos de cada público, mais fiel será nosso retrato de reputação. E poderemos atuar de forma ainda mais assertiva para atender às expectativas desses públicos.
A pesquisa Melhores para o Brasil é on-line e garante total sigilo dos/as respondentes, além de estar 100% alinhada às premissas da LGPD.
Serão dois questionários: um para público interno e outro para público externo. Se você faz parte da equipe Synergia, receberá o link do questionário em seu e-mail corporativo no dia 1 de junho.
Mas se você faz parte do nosso público externo, poderá responder à pesquisa por meio do link que será disponibilizado aqui nesta notícia – também a partir do dia 1 de junho – e em nossas redes sociais.
As perguntas serão direcionadas para cada público, com questões pertinentes ao tipo de relação que eles têm com a Synergia. Serão questões específicas, relacionadas aos quatro critérios gerais de avaliação da reputação da Melhores para o Brasil:
Não deixe de participar e dar a sua contribuição! Sua opinião é muito importante para que a Synergia continue sendo agente de transformação em todas as suas atuações.
Cadastre-se e receba nossas novidades.