Publicado em: 26/10/2021
Recuperação pós-pandemia: educação deverá ser prioridade. Foto: Bruna Prado. Getty Images
A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou recentemente um relatório no qual aponta 55 medidas para incentivar e orientar a recuperação pós-pandemia no Brasil. Esforço conjunto do PNUD, do Unicef, da OPAS/OMS e da Unesco, o relatório “Covid-19 e Desenvolvimento Sustentável: Avaliando a crise de olho na recuperação” analisa os efeitos da pandemia sobre o desenvolvimento humano no país e destaca os setores que precisarão de maior atenção no processo de reestruturação social, econômica, ambiental e sanitária.
Entre os pontos decisivos para que a recuperação pós-pandemia ocorra no país, o relatório destaca:
Os indicadores sociais e econômicos trazidos no documento demonstram um agravamento das desigualdades sociais e possível retração nos índices de desenvolvimento humano. Este fator pode dificultar o alcance das metas para a Agenda 2030 e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização.
Porém, os investimentos sociais e a união de setores público e privado seriam forças importantes na retomada do desenvolvimento. De acordo com o texto, a recuperação só será eficaz se for realizada por meio de ações que sejam capazes de “fortalecer os sistemas de saúde, reforçar a proteção social, criar oportunidades econômicas, ampliar a colaboração multilateral e promover a coesão social.”.
Confira as principais notícias sobre o relatório:
Agências da ONU lançam relatório sobre recuperação pós-pandemia
ONU sugere 55 medidas para o Brasil pós-pandemia
ONU sugere 55 ações para o Brasil pós-covid com foco em ações sociais
Em relatório, ONU sugere 55 medidas para o Brasil priorizar pós-covid
ONU divulga recomendações para países minimizarem impactos da pandemia
Cadastre-se e receba nossas novidades.