Notícia

Futuro sustentável é tema da Conferência Ethos 360º São Paulo

Publicado em: 23/09/2024

“Rumo a um Futuro Sustentável e Inclusivo” foi o tema da Conferência Ethos 360º São Paulo, realizada nos dias 18 e 19 de setembro, na qual a Synergia Socioambiental esteve presente.

O evento promoveu a discussão de temas relacionados à sustentabilidade corporativa, como ASG, diversidade, combate às desigualdades, integridade, sustentabilidade, direitos humanos, inovação e cultura, com representantes de empresas de segmentos variados, do governo e organizações da sociedade civil, a fim de explorar as últimas tendências e práticas do setor, e proporcionar a construção colaborativa de um futuro sustentável.

Na imagem, uma mulher segura um microfone enquanto dialoga com três pessoas que estão sentadas em um sofá. Todos estão trajando roupas sociais.
Miriam Armelin, gerente de Projetos da Synergia Socioambiental, mediou o painel “Agenda Integrada para a Amazônia Brasileira: Impulsionando um Futuro Sustentável”, que contou com a participação de representantes renomados do setor. – Foto: Synergia

A Conferência teve programação diversificada e trouxe, como grande destaque, já na abertura do evento a divulgação da Pesquisa Perfil Social, Racial e de Gênero das 1.100 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas, uma das pesquisas de maior impacto a respeito da diversidade corporativa no país, com a presença da Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

De acordo com a pesquisa, a desigualdade ainda se faz presente no ambiente corporativo, já que as mulheres negras ainda têm caminhos desafiadores até as posições de liderança: 53,7% delas estão em cargos de estágio, ao passo que apenas 3,4% ocupam postos executivos, com ascensão limitada quando se fala em posições de comando, mesmo com programas de inclusão.

Além disso, nos conselhos de administração, responsáveis por decisões importantes e estratégicas para das empresas, cerca de 77% dos membros são homens brancos, enquanto apenas 1,8% são mulheres negras.

A pesquisa também revela a preocupação de 94% das lideranças de empresas em relação às políticas afirmativas para aumentar o número de oportunidades para mulheres, e desses, 78% afirmam promover ações voltadas à igualdade de gênero no ambiente corporativo.

A pesquisa completa pode ser acessada no site do Instituto Ethos.

Entre os painéis realizados, destacam-se:

  • Geopolítica e contexto global para as empresas brasileiras;
  • Integridade socioambiental e a responsabilidade dos negócios;
  • Direitos Humanos e Empresas: uma discussão sobre a promoção da dignidade humana nas práticas de diversidade, equidade e inclusão;
  • O que as novas regras de transparência trazem de perspectivas para a gestão empresarial;
  • Sustentabilidade no Maior Espetáculo da Terra: Implementando Políticas Sustentáveis no Carnaval do Rio de Janeiro;
  • Fortalecendo a Cultura de Integridade: a atuação da Controladoria-Geral da União (CGU) e o compromisso das Empresas.

Outros temas também foram abordados, dada a importância desses na promoção de práticas que possam transformar positivamente a sociedade e o meio ambiente, como a intersecção da economia circular e dos negócios de impacto; o uso responsável da IA e o combate às desigualdades; a Política Nacional de Cuidados como ferramenta de combate às desigualdades; a restauração florestal na bacia do rio Doce e os diálogos com povos originários e comunidades tradicionais.

Como as alterações climáticas também têm estado no centro de várias discussões, também entraram em debate, especialmente com o painel “COP30 e Plano Clima Adaptação: O papel das empresas na redução da vulnerabilidade climática no Brasil”, a discussão detalhada sobre os avanços na agenda 2030 e o que as empresas têm a ver com isso.

A importância de uma agenda integrada para um futuro sustentável

Para a Gerente de Relações Institucionais da Synergia, Adriana Barros, o evento foi enriquecedor, e mostrou a necessidade de adoção de medidas e ações que reverberem de maneira positiva no futuro.

“A Conferência Ethos São Paulo, deste ano, aconteceu em meio às árvores do Parque Ibirapuera e construiu um ambiente rico em diálogos e trocas, apresentação de projetos e resultados que demonstram avanços da agenda ASG. Mas ficou evidente a urgência da consolidação de uma visão de longo prazo, estratégica e integrada, para desenhar o futuro desejado com mais diversidade, igualdade, integridade e inclusão. Senti o desejo e o compromisso para avançarmos, e o mais bacana foi ver a presença de vozes de diversos territórios que trazem a importância para uma mudança significativa.”

Na imagem, está acontecendo um painel que reúne diversas pessoas do setor, todas atentas e engajadas enquanto assistem às apresentações e discussões
Conferência Ethos 360º São Paulo explora as últimas tendências e práticas em gestão empresarial sustentável – Foto: Synergia

Pautas mais diretamente ligadas aos Direitos Humanos entraram igualmente em debate para um futuro sustentável, como o trabalho escravo e os desafios para sua erradicação no Brasil; o papel das empresas para uma sociedade mais equânime no que tange à diversidade, equidade e inclusão; o impacto do investimento social privado na redução das desigualdades; o combate à insegurança alimentar e à fome; discussões sobre de que forma empresas e organizações podem contribuir para melhoria dos Indicadores da Educação Básica no Brasil e, ainda, o combate às desigualdades de gênero.

Durante a Conferência, a Gerente de Projetos da Synergia Socioambiental, Miriam Armelin, atuou como mediadora no painel “Agenda integrada para a Amazônia brasileira: impulsionando um futuro sustentável”, que contou com a participação do Gerente sênior de Performance Social da Hydro, Eugênio Pantoja; da Diretora Adjunta de Desenvolvimento Territorial do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Lucimar Souza; do pesquisador associado ao Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), e líder nas áreas de manejo e conservação florestal, restauração florestal e gestão ambiental municipal, Paulo Amaral.

Também foi abordada, durante o evento, a união de sociedade e empresas no combate à desinformação, bem como, estratégias para a promoção da integridade e combate à corrupção.

Para a Synergia, a importância de estar na Ethos 360º São Paulo se mostra nos assuntos abordados, debatidos e atualizados, já que estão intrinsecamente ligados ao trabalho realizado no dia a dia, e impactam nas práticas que tocam, diretamente, o desenvolvimento consciente de trabalhadores/as e comunidades de diferentes regiões do Brasil.

10 – Redução das desigualdades
11 – Cidades e comunidades sustentáveis

Fique por dentro

Conheça mais sobre a Synergia

Cadastre-se e receba nossas novidades.

    A Synergia se preocupa com o uso de seus dados pessoais e estes serão mantidos em segurança e sigilo, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para mais informações, consulte nosso aviso de privacidade.