Publicado em: 23/09/2024
“Rumo a um Futuro Sustentável e Inclusivo” foi o tema da Conferência Ethos 360º São Paulo, realizada nos dias 18 e 19 de setembro, na qual a Synergia Socioambiental esteve presente.
O evento promoveu a discussão de temas relacionados à sustentabilidade corporativa, como ASG, diversidade, combate às desigualdades, integridade, sustentabilidade, direitos humanos, inovação e cultura, com representantes de empresas de segmentos variados, do governo e organizações da sociedade civil, a fim de explorar as últimas tendências e práticas do setor, e proporcionar a construção colaborativa de um futuro sustentável.
A Conferência teve programação diversificada e trouxe, como grande destaque, já na abertura do evento a divulgação da Pesquisa Perfil Social, Racial e de Gênero das 1.100 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas, uma das pesquisas de maior impacto a respeito da diversidade corporativa no país, com a presença da Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
De acordo com a pesquisa, a desigualdade ainda se faz presente no ambiente corporativo, já que as mulheres negras ainda têm caminhos desafiadores até as posições de liderança: 53,7% delas estão em cargos de estágio, ao passo que apenas 3,4% ocupam postos executivos, com ascensão limitada quando se fala em posições de comando, mesmo com programas de inclusão.
Além disso, nos conselhos de administração, responsáveis por decisões importantes e estratégicas para das empresas, cerca de 77% dos membros são homens brancos, enquanto apenas 1,8% são mulheres negras.
A pesquisa também revela a preocupação de 94% das lideranças de empresas em relação às políticas afirmativas para aumentar o número de oportunidades para mulheres, e desses, 78% afirmam promover ações voltadas à igualdade de gênero no ambiente corporativo.
A pesquisa completa pode ser acessada no site do Instituto Ethos.
Entre os painéis realizados, destacam-se:
Outros temas também foram abordados, dada a importância desses na promoção de práticas que possam transformar positivamente a sociedade e o meio ambiente, como a intersecção da economia circular e dos negócios de impacto; o uso responsável da IA e o combate às desigualdades; a Política Nacional de Cuidados como ferramenta de combate às desigualdades; a restauração florestal na bacia do rio Doce e os diálogos com povos originários e comunidades tradicionais.
Como as alterações climáticas também têm estado no centro de várias discussões, também entraram em debate, especialmente com o painel “COP30 e Plano Clima Adaptação: O papel das empresas na redução da vulnerabilidade climática no Brasil”, a discussão detalhada sobre os avanços na agenda 2030 e o que as empresas têm a ver com isso.
Para a Gerente de Relações Institucionais da Synergia, Adriana Barros, o evento foi enriquecedor, e mostrou a necessidade de adoção de medidas e ações que reverberem de maneira positiva no futuro.
“A Conferência Ethos São Paulo, deste ano, aconteceu em meio às árvores do Parque Ibirapuera e construiu um ambiente rico em diálogos e trocas, apresentação de projetos e resultados que demonstram avanços da agenda ASG. Mas ficou evidente a urgência da consolidação de uma visão de longo prazo, estratégica e integrada, para desenhar o futuro desejado com mais diversidade, igualdade, integridade e inclusão. Senti o desejo e o compromisso para avançarmos, e o mais bacana foi ver a presença de vozes de diversos territórios que trazem a importância para uma mudança significativa.”
Pautas mais diretamente ligadas aos Direitos Humanos entraram igualmente em debate para um futuro sustentável, como o trabalho escravo e os desafios para sua erradicação no Brasil; o papel das empresas para uma sociedade mais equânime no que tange à diversidade, equidade e inclusão; o impacto do investimento social privado na redução das desigualdades; o combate à insegurança alimentar e à fome; discussões sobre de que forma empresas e organizações podem contribuir para melhoria dos Indicadores da Educação Básica no Brasil e, ainda, o combate às desigualdades de gênero.
Durante a Conferência, a Gerente de Projetos da Synergia Socioambiental, Miriam Armelin, atuou como mediadora no painel “Agenda integrada para a Amazônia brasileira: impulsionando um futuro sustentável”, que contou com a participação do Gerente sênior de Performance Social da Hydro, Eugênio Pantoja; da Diretora Adjunta de Desenvolvimento Territorial do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Lucimar Souza; do pesquisador associado ao Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), e líder nas áreas de manejo e conservação florestal, restauração florestal e gestão ambiental municipal, Paulo Amaral.
Também foi abordada, durante o evento, a união de sociedade e empresas no combate à desinformação, bem como, estratégias para a promoção da integridade e combate à corrupção.
Para a Synergia, a importância de estar na Ethos 360º São Paulo se mostra nos assuntos abordados, debatidos e atualizados, já que estão intrinsecamente ligados ao trabalho realizado no dia a dia, e impactam nas práticas que tocam, diretamente, o desenvolvimento consciente de trabalhadores/as e comunidades de diferentes regiões do Brasil.
Cadastre-se e receba nossas novidades.