Publicado em: 09/10/2024
A COP16 da Biodiversidade está prestes a acontecer em Cali, na Colômbia, entre os dias 21 de outubro e 1 de novembro, tendo como principal discussão a implementação dos mecanismos de repartição de benefícios pelo uso da biodiversidade, incluindo os acessos a recursos e conhecimentos tradicionais.
Essa ação coloca os povos indígenas e comunidades tradicionais no centro do debate e estabelece que esses sejam remunerados pela utilização de seus recursos genéticos e saberes.
Outro tema muito esperado na COP16 é a implementação do Quadro Global da Biodiversidade, que visa restaurar 30% dos ecossistemas degradados até 2030, promovendo a restauração florestal, que contribui para a captura de carbono.
Entretanto, para que isso aconteça, é preciso garantir a participação dos povos locais e tradicionais, maximizando o impacto positivo nas condições de vida das comunidades e nos territórios em que habitam.
Nesse contexto, as Soluções Baseadas nas Pessoas (SBPs), uma abordagem desenvolvida pela Synergia Socioambiental, ganham relevância. As SBPs partem de uma estratégia territorial, promovendo o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais, ao mesmo tempo em que articulam a conservação da biodiversidade.
Gabriel Berton Kohlmann, coordenador de projetos da Synergia, falou ao portal Neo Mondo sobre a importância de se desenvolver Soluções Baseadas nas Pessoas: “Queremos que o nosso guia de Restauração Florestal na Amazônia seja um convite para todos enxergarem as pessoas como parte essencial da solução. Ao unir os conceitos de soluções baseadas nas pessoas e na natureza, mostramos que cuidar da floresta é, também, cuidar das comunidades que dela dependem”.
Com essa abordagem, a Synergia propõe a participação das comunidades em ações que levem ao desenvolvimento sustentável, assegurando que elas sejam recompensadas por seus esforços na conservação e restauração ambiental.
Para conferir mais sobre o assunto, confira a notícia completa!
COP16 da Biodiversidade com foco em soluções baseadas nas pessoas e na restauração florestal
Cadastre-se e receba nossas novidades.