Publicado em: 06/09/2023
A Synergia Socioambiental é, pelo segundo ano consecutivo, uma das empresas finalistas do Prêmio Diversidade em Prática, promovido pela Blend Edu, principal HRtech e ESGtech especializada em diversidade e inclusão do Brasil.
Indicada na categoria “Comunicação Inclusiva”, com o case “Campanhas Mês da Mulher Synergia 2022 e 2023”, a empresa concorre com instituições públicas e privadas que são referência em diversidade e inclusão no Brasil.
As práticas vencedoras serão anunciadas no Diversidade em Prática Summit, um evento digital, gratuito e aberto ao público que será realizado nos dias 26, 27 e 28 de setembro. Você pode acompanhar o resultado e conhecer cases de destaque, basta apenas fazer a sua inscrição clicando aqui.
O evento, que está em sua terceira edição, tem como objetivo inspirar, capacitar e mobilizar mais empresas a criarem ações possíveis e sustentáveis de inclusão, além de apresentar as ações e metodologias que já estão sendo aplicadas pelas principais empresas no Brasil para promover a diversidade.
Segundo a organização, foram inscritas mais de 240 práticas, culminando na seleção de 1 a 2 vencedoras dentro das 8 categorias: Liderança Inclusiva, Cultura Inclusiva, Representatividade, Educação e Empoderamento, Infraestrutura e processos acessíveis e inclusivos, Comunicação Inclusiva, Negócios Inclusivos e Estrutura Interna. Entre os critérios para a avaliação, são considerados:
Um grupo de especialistas em diversidade, ESG, RH e gestão foi responsável pela análise e seleção das práticas enviadas. Além da Synergia Consultoria, entre as finalistas na categoria “Comunicação Inclusiva” estão as empresas AR&CO, Lab678, MetrôRio e o “Ouça Mais Alto” – podcast quinzenal sobre diversidade do Google Cloud.
Finalista na categoria “Comunicação Inclusiva”, o case “Campanhas Mês da Mulher Synergia 2022 e 2023” apresentou as ações implementadas nos meses de março de 2022 e março de 2023. As campanhas temáticas (práticas) selecionadas para esta premiação foram:
As Campanhas Mês da Mulher Synergia (2022 e 2023) foram inovadoras na estruturação da abordagem para uma comunicação orientativa, baseada na linguagem inclusiva, não sexista, antirracista e não capacitista.
Ambas tinham como objetivo provocar a reflexão e informar a partir de pautas legítimas e atuais, relacionadas às questões de Diversidade e Inclusão. Com foco na luta pelos direitos humanos, elas puderam engajar o público contra o feminicídio, orientando e sensibilizando sobre como se procede a cultura do patriarcado.
A Campanha Mês da Mulher Synergia 2022 integrou a visão de legado das colaboradoras da Synergia Socioambiental com as mulheres das comunidades atendidas pelos projetos em diversos territórios.
Partindo do tema e dando destaque para o que cada mulher deixa de contribuição para o mundo e o que colhe do que foi construído por muitas outras, a campanha abordou assuntos como a mobilidade feminina, a participação das mulheres na agricultura, a influência do gênero nas questões de habitação e sustentabilidade, a participação no mercado de trabalho e na política, entre outros.
Já a campanha de 2023 trouxe como foco a justiça climática, engajando o público nas ações de regeneração e conservação para o combate às mudanças climáticas e sobre a importância do protagonismo da mulher na atuação em prol da justiça climática, considerando que os efeitos dessas mudanças atingem principalmente meninas e mulheres em condições de vulnerabilidade.
A Campanha Mês da Mulher Synergia 2023 abordou, ainda, diversos exemplos de ações realizadas pela própria Synergia em seus territórios de atuação. Essas ações tiveram foco no desenvolvimento, capacitação profissional, no fortalecimento e na transformação dessas mulheres em agentes de transformação em seus territórios, demonstrando, ainda, a importância da economia de reparação na redução dos impactos que afetam mulheres, meninas e outros grupos minorizados.
Cadastre-se e receba nossas novidades.