Notícia

Como a comunicação entre a sua empresa e a comunidade pode ser decisiva para o projeto

Publicado em: 19/11/2020

A comunicação da sua empresa com as pessoas que vivem ao redor dela tem funcionado?

A sua empresa atua diretamente em alguma comunidade?

Bom, primeiro, precisamos explicar o que isso quer dizer e o motivo da comunicação ser tão importante aqui.

Qualquer empresa que esteja instalada em uma comunidade irá atuar direta ou indiretamente nela. O que muda, na maioria das vezes, é a intensidade dessa atuação, e o modo como o seu negócio pode interagir com a região.

Confira as diferenças.

A importância da comunicação com a comunidade

Colaborador synergia se comunica com morador
Foto: Synergia

A comunicação da sua empresa com a comunidade pode ser o diferencial entre um projeto bem sucedido ou um fracasso de interação.

Isso porque, dependendo da forma como você irá atuar na região, as suas decisões podem ser determinantes na vida daquelas pessoas.

Por exemplo, a chegada de um mercado de médio porte na região, pode melhorar a qualidade de vida da comunidade ao facilitar o acesso aos produtos, gerar empregos e vantagens para a economia local.

Obviamente, também pode gerar desvantagens, como o acúmulo de lixo, o aumento do fluxo de pessoas e outros elementos que precisariam de um estudo mais aprofundado (idealmente, realizado por uma consultoria. Mas vamos chegar lá.).

Neste caso, a comunicação poderá se basear em estudos específicos da área, voltados para o mercado de vendas. Porém, grande parte do trabalho de comunicação será direcionado para divulgar, por meio de propagandas, a nova opção de compras na região.

Já uma empresa que impacta diretamente na estrutura da comunidade, por meio de intervenções físicas, ambientais, culturais ou sociais, irá precisar, além de um plano de ação concreto, de uma comunicação direcionada.

Assim, ela poderá explicar qual é a sua função, seu plano de ação, e como as intervenções que planeja realizar na área irão afetar aquela comunidade.

E para além de comunicar as ações da empresa, quando é feito um trabalho de consultoria completo, como os realizados pela Synergia, a empresa deve demonstrar seu potencial de responsabilidade socioambiental.

Este fator pode ser decisivo para reforçar a imagem positiva da empresa, tanto para este quanto para futuros projetos.

Vamos entender de forma prática?

Compreendendo de forma direta como funciona essa comunicação

 

Em 2013, tivemos a oportunidade de trabalhar com um cliente, a Anglo American, que precisava de uma comunicação direta com a comunidade.

Seu intuito era demonstrar que, embora a empresa fosse intervir de maneira acentuada na área, com a construção de um mineroduto, o projeto iria trazer benefícios e atuar de modo a minimizar qualquer impacto negativo para a região.

Era necessário demonstrar para as comunidades envolvidas no projeto que ele poderia trazer benefícios como geração de empregos e desenvolvimento econômico. Isso incluía, principalmente, retirar as dúvidas da população sobre o empreendimento.

Ações efetivas de comunicação

As iniciativas do programa de comunicação social executadas pela Synergia tiveram como objetivo levar informação sobre o empreendimento à comunidade e aos proprietários das terras na área onde se insere o projeto da empresa.

Confira algumas delas:

  • Nos empreendimentos, realizamos a identificação dos proprietários e visitas para entrega de material informativo sobre o projeto.
  • Contatamos lideranças comunitárias, representantes de outras entidades e do poder público dos municípios das áreas de influência.
  • Realizamos assembleias comunitárias informativas com a participação direta da comunidade em todos os municípios atravessados pelo mineroduto.
  • Realizamos ações para a sensibilização social da comunidade, como o Programa de Educação Ambiental.
  • E, por fim, elucidamos que todas as ações foram efetivadas a partir de estudos e diagnósticos para compreender a necessidade das comunidades envolvidas e reestruturá-las de forma produtiva.

Confira alguns cases relacionados a este projeto:

Gerenciamento Integrado de programas e condicionantes ambientais do Projeto Minas-Rio

Programa Mover: desenvolvimento social por meio do incentivo ao empreendedorismo e da capacitação profissional

A empresa demonstra responsabilidade social ao pensar nos impactos que serão causados, contratar uma consultoria para minimizá-los, e cuidar para que a comunidade seja informada de todos os passos.

Assim, os resultados ficam muito além dos que envolvem os lucros diretos do empreendimento.

Comunicação para além do projeto atual

Como vimos, a comunicação pode ser decisiva para a imagem da empresa na comunidade.

Mas também será essencial para projetos futuros, nos quais ela precisará demonstrar que atuou com responsabilidade social nos projetos anteriores.

Como você quer que a sua empresa seja vista?

Tudo isso vai depender de você e do tipo de comunicação que escolher.

Do maior ao menor impacto na comunidade, o modo como sua empresa irá intervir poderá ser o diferencial para a imagem dela. E isso importa, muito.

A notícia boa é que se você está preocupado com isso, já é o primeiro passo para uma atuação de sucesso.

Sentiu dúvidas e precisa de ajuda no processo? Procure uma consultoria!

A Synergia Consultoria Socioambiental possui os melhores projetos para a sua empresa.

Da comunicação com a comunidade à mediação de conflitos, temos as melhores soluções para a sua empresa alcançar os resultados que deseja.

Não deixe de conferir nossos cases de sucesso atuando com grandes empresas!

8 – Trabalho decente e crescimento econômico

Fique por dentro

Conheça mais sobre a Synergia

Cadastre-se e receba nossas novidades.

    A Synergia se preocupa com o uso de seus dados pessoais e estes serão mantidos em segurança e sigilo, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para mais informações, consulte nosso aviso de privacidade.