Publicado em: 06/02/2024
O Dia Internacional da Internet Segura é uma boa data para abordarmos a importância de se evitar os riscos na internet e conhecer as novas formas de roubo de informações que estão sendo usadas por golpistas.
Muito se fala sobre o cuidado ao acessar sites, no recebimento de mensagens fraudulentas e fake news. Mas você sabia que, além dos riscos ao se acessar a web, WhatsApp e e-mails, há também o risco relacionado aos diversos dispositivos que podem parecer que não trazem perigo para a segurança das informações, no entanto, trazem?
Atualmente, estamos na era da IOT (Internet Of Things) ou, traduzindo, Internet das Coisas. Internet das coisas nada mais é do que qualquer dispositivo conectado à internet. E qualquer dispositivo tecnológico que esteja conectado à internet pode ser uma porta de entrada para que um atacante cometa um ataque.
Podemos citar, como exemplos, as smart TV´s, geladeiras, smartwatches, carros inteligentes, sensores industriais, entre outros. Todos esses dispositivos podem ser portas de entrada para atacantes, caso estejam em uma rede mal protegida. Inclusive, em 2021, houve um caso de pais que perceberam um homem falando com seu bebê por meio da babá eletrônica.
Outra situação que vem crescendo é o roubo de dados ao se utilizar carregadores de celular disponibilizados em locais públicos, como cafeteria, aeroportos e clínicas de exames. Apesar de, aparentemente, esses carregadores públicos passarem a impressão de serem práticos, e até mesmo um alívio para quem está com a bateria do celular acabando e não levou seu próprio carregador, pessoas mal-intencionadas podem alterar a estrutura interna desses dispositivos e, ao ser conectado na USB dos celulares, podem transmitir vírus e outros códigos maliciosos, bem como roubar dados e fotos do celular da vítima.
Atenção especial também deve ser dada ao uso de câmeras de segurança residencial. Muitas pessoas – preocupadas com a segurança de suas casas, ou para monitorar à distância suas famílias (crianças, idosos e animais de estimação) –, instalam câmeras de segurança. Porém, fica o alerta: as câmeras devem ser instaladas por profissionais que conheçam e façam o bloqueio externo às câmeras, para que não sejam acessadas por pessoas não autorizadas. Essa é uma invasão comum, feita com o uso de técnicas simples de Google Hacking, técnica de busca mais avançada usando o próprio Google para obter o acesso às imagens de câmeras residenciais e corporativas.
Mas depois desta explanação, você deve estar pensando que os riscos na internet são muitos e que o melhor talvez seria nunca mais usar a Web, certo?
A ideia deste artigo não é para que você se isole e fuja da internet. Muito pelo contrário. A internet trouxe avanços indescritíveis para a humanidade.
Hoje, usando apenas o celular – e não mais cartas que demoravam para chegar, ou ligações que, de tão caras, precisavam ser curtas – podemos nos comunicar rapidamente com pessoas queridas que estão em outros países e continentes.
Com a internet, também podemos realizar compras on-line, pagar contas sem enfrentar filas, estudar à distância, trabalhar em home office e tantos outros benefícios. Só precisamos ficar por dentro das novas técnicas de ataques e golpes que surgem constantemente e termos alguns cuidados.
Seguem algumas dicas de como você pode se proteger e aproveitar todos os benefícios que este mundo virtual nos oferece:
E para você aproveitar ainda mais este dia Internacional da Internet Segura, indico dois bons filmes que abordam o tema: “O Dilema das Redes” e “Privacidade Hackeada”.
Texto elaborado por Ellen Martins Lopes da Silva,
Data Protection Officer (DPO) da Synergia Socioambiental
Cadastre-se e receba nossas novidades.