Publicado em: 11/01/2023
O Calendário 2023: A Synergia dos ODS traz uma proposta completamente diferente de tudo o que já fizemos. Para esta edição, trouxemos nove artistas brasileiros/as, com ilustrações exclusivas inspiradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A escolha deles/delas se deu pela imensa qualidade das suas obras, e pelo contexto de diversidade que representam.
Por meio de pinturas, aquarelas, colagens e outras formas de criação, eles e elas apresentaram as suas visões sobre os ODS, produzindo trabalhos que reforçam as iniciativas da Synergia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) de acordo com a Agenda 2030.
Com a proposta do Calendário 2023: A Synergia dos ODS, os/as artistas trabalharam com elementos, cores e formas que representassem a idealização dos ODS, como cidades mais sustentáveis, redução das desigualdades e educação de qualidade.
Conheça os/as artistas e confira as artes que foram produzidas exclusivamente para o calendário deste ano:
Alexia Ferreira – @colagemnegra
Trabalha diretamente com a colagem digital e também a manual, trazendo em suas obras uma visão que vai muito além de uma negritude antropológica, dentro de suas obras é possível ver o resgate de uma negritude voltada ao ser ontológico. Junto a isso, a artista é graduanda em Filosofia e bacharela pela Universidade Estadual do Ceará, e tem como foco o estudo em filosofias africanas e a arte como ferramenta de questionamento e conhecimento.
Diego Medeiros – @odiegomedeiros
Ilustrador digital e designer, é formando em cinema e estuda Design de Animação. Retrata em suas artes assuntos sociais, de saúde mental, motivação, política, arte e cultura. Entre seus principais projetos de ilustração estão o livro “Já sei o que é autismo, e você?”, da Editora Appris, o livro “Imperatriz”, de Manu Pastor – publicação independente, a arte “O Gambito da Rainha”, para a Revista Queue, Netflix, a arte para o mural “México”, no Restaurante Catrina (RJ), e a arte para o mural “Gênero”, do Grupo Real (MG).
Ju Loyola – @loyola_ju
Formada na Escola Panamericana de Arte & Design, é quadrinista e ilustradora. Atualmente, desenha histórias em quadrinhos na forma de narrativa visual sem roteiro (história muda), como os trabalhos independentes já publicados “The Witch Who Loved” e “Maria Lua & Cia – Aventura das Estrelas”, da editora Conrad.
Júlia Pissolato – @pissolarts
Estudante de artes visuais pela UFMG, é ilustradora e artista gráfica. Possui ilustrações digitais e tradicionais, mais voltadas ao infanto-juvenil, e trabalha com pesquisas na área de abstração. Entre seus projetos, realizou ilustrações para a revista Superinteressante, o “Projeto Diário” – onde retrata situações cotidianas com base em sentimentos – e produz releituras de animações.
Paloma Santos – @partes.art
Ilustradora, retrata em seus desenhos mulheres em toda a sua diversidade e sua vivência como mulher com deficiência. Em 2018, iniciou o projeto “Princesas reais”, em que princesas de filmes e animações são redesenhadas com diversidades. Outro projeto é a série “PCDs PUTOS”, em que retrata pessoas com deficiência bravas, humanizando frustrações e quebrando estereótipos de “grandes heróis”, “exemplos” e “pessoas especiais”.
Radhi Meron – @hey.radhi
Roteirista, artista e educadora formada pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Colaborou como roteirista e animadora em diversos projetos para televisão e cinema, além de produzir e escrever curtas-metragens premiados em festivais espalhados por todo o mundo. Atualmente, dedica-se a escrever e ilustrar projetos voltados para a infância.
Sebastião Natalio – @sebastiaonatalio
Formado em jornalismo pela UEPG. Fez estudos de História da Arte, arquitetura, desenho e modelagem em cerâmica e fibra de vidro, em instituições como o Museu Alfredo Andersen e o Instituto de Desenho do Paraná. Utiliza materiais não convencionais em suas obras, como terra, o papel machê (“Com que Cara nós ficamos?”, 2008), papelão e outros papéis (“Ácido Movimento”, 2017, e em obras selecionadas). Em 1996, produziu a série “Mãos na Terra” com terra, folhas e madeiras.
Tai Silva – @ixe_tai
Nativa de Mairi (Belém-PA), artista visual e professora, formada em Moda e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Em seus trabalhos de ilustração e histórias em quadrinhos, fala sobre empoderamento e narrativas das mulheres amazônidas, além do resgate da cultura ancestral da região a qual pertence. Participou das publicações como “Death Hunt” (Pow Entertainment e Eleven Dragons, 2022), “Causos de Visagens para Crianças Malvadas” (2022), “Colapso” (Peba, 2021) e “Mulheres & Quadrinhos” (Skrypt, 2020).
Thiago Palazzi – @haruestudio.art
Atua na Synergia desde 2013, na área de Criação, onde paralelamente mantém contato direto com as tintas e pincéis, estudando, principalmente, caligrafia e lettering. Seus trabalhos de pinturas, sempre que possível, são agregados aos da Synergia, entre os mais significativos estão: ilustração da caixa de fim de ano de 2019 “Territórios de Synergia” e as aquarelas da campanha Mês das Mulher Synergia, que se tornaram as placas das salas de reunião da sede da Synergia, em São Paulo.
Atenção: As imagens que compõem esse calendário são de propriedade da Synergia Socioambiental, protegidas por direito autoral. É vedada a sua reprodução, salvo prévia e expressa autorização.
As imagens anteriores são recortes das artes, para ver a versão inteira é só baixar o calendário!
Para este ano, os 17 ODS retratados no Calendário 2023: A Synergia dos ODS, por cada artista, são um apelo global, que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados no Brasil e no mundo.
Assim, o calendário expressa a Synergia dos ODS, ou seja, a relação das iniciativas da Synergia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU de acordo com a Agenda 2030, que contempla planos de ação para reduzir as desigualdades e tornar a sociedade e o planeta mais sustentáveis.
Em seus 17 anos a Synergia atua desenvolvendo comunidades e territórios, com soluções que, apoiadas por Inteligência Socioambiental, se refletem na realização de projetos socioambientais dos mais diversos temas e dimensões.
Em 2022, aderimos ao Pacto Global e ingressamos no Programa Ambição pelos ODS da ONU, fortalecendo o compromisso de alcançar e manter a igualdade de gênero em nossa equipe. Nos comprometemos também a garantir que até 2030, 50% dos cargos de gestão e 25% dos de alta gestão da empresa sejam ocupados por pessoas autodeclaradas pretas ou pardas. Hoje, somos também uma Empresa B Certificada.
Estamos diretamente envolvidos com ações em favor de outros ODS, como a erradicação da pobreza, educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades e o alcance da paz, justiça e instituições eficazes.
E o Calendário 2023: A Synergia dos ODS reflete um pouco do comprometimento e envolvimento que temos dedicado em favor do desenvolvimento sustentável e da redução das desigualdades. Vem com a gente!
Clique na imagem e baixe agora o seu Calendário 2023: A Synergia dos ODS!
Cadastre-se e receba nossas novidades.