Notícia

Campanha “Andada do Caranguejo-Uçá” promove a retirada de quase 1 tonelada de resíduo do manguezal, em Vitória (ES)

Publicado em: 24/04/2024

A campanha “Andada do Caranguejo-Uçá” foi realizada com o objetivo de promover a conservação do ecossistema manguezal, por meio de ações de sensibilização das pessoas locais e da limpeza do manguezal, com a contribuição da Synergia Socioambiental e da Gerência de Educação Ambiental (GEA) ligada à Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) da Prefeitura de Vitória (ES). 

A ação, que aconteceu na região entre a Ilha das Caieiras e Santo André, em Vitória, no início de fevereiro, faz parte do eixo de Educação Ambiental do Programa de Gestão Ambiental e Social (PGAS), que trabalha a mitigação de impactos socioambientais e controle ambiental das obras realizadas pela Prefeitura de Vitória e financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Além do eixo de Educação Ambiental, o PGAS executa atividades nos eixos de Comunicação Social e Apoio às Atividades Produtivas da Orla Noroeste. 

Durante a realização da campanha, foi trabalhada a sensibilização da população local, por meio de abordagens em feiras livres da região, para distribuição de ímãs e cartilhas com o tema “A Vitória no Manguezal”. Na ocasião, cerca de 100 pessoas foram abordadas pela equipe Synergia. 

Pessoas participando da ação
Mais de 900 kg de resíduos são retirados do manguezal. Foto: Prefeitura Municipal de Vitória

Além disso, a campanhaAndada do Caranguejo-Uçá” reforçou a importância da conservação do manguezal, por meio da retirada de resíduos sólidos. A ação reuniu, aproximadamente, 60 pessoas catadoras de caranguejo da região, e contou com profissionais de limpeza urbana, colaboradores/as da equipe Synergia e representantes da prefeitura da cidade. Ao fim, foram retirados cerca de 920 kg de resíduos sólidos do ecossistema. 

Entre os resíduos coletados no estuário e nas margens do manguezal, estavam camas, aparelhos de televisão, pneus, caixas de isopor, resíduos de construção civil, barreira de contenção de óleo e plástico. Para a retirada desse conteúdo, a Synergia distribuiu os equipamentos de proteção individual utilizados, como galochas e luvas. 

Daniel Gosser Motta, especialista em Educação Ambiental da Synergia, destaca o potencial da sensibilização da população durante a campanha: “Existem várias ferramentas de sensibilização, uma delas é a prática, que envolve a vivência, a compreensão sobre o impacto dos resíduos sólidos no ecossistema manguezal, a retirada dos resíduos, a mobilização dos catadores e catadoras e a possibilidade de reciclagem dos materiais, reforçando que a Educação Ambiental permeia o eixo de sociedade, economia e meio ambiente”. 

“Andada do Caranguejo-Uçá”: uma campanha com impactos positivos a longo prazo 

Como continuidade da campanha “Andada do Caranguejo-Úça”, foram realizadas duas ações, uma com crianças de 6 a 10 anos e outra com adolescentes de 11 a 14 anos, para discutir as problemáticas que podem causar a redução da população do caranguejo-uçá, explicar sobre a andada, que visa proteger a espécie durante o seu período de reprodução, e contextualizar os impactos ambientais negativos e os fatores que podem levar à destruição dos manguezais. 

Para isso, foram apresentados dois curtas-metragens, sendo o primeiro “O que é manguezal?” e o segundo “Um passeio no manguezal”, seguidos de ações que mostraram a importância da conservação do ecossistema manguezal e de se diminuir os impactos negativos sobre o caranguejo-uçá. 

Ao final das ações, foram entregues máscaras temáticas do caranguejo-uçá e a cartilha “A Vitória do Manguezal” para os/as participantes. Nesta etapa da campanha, foi possível trabalhar a sensibilização com mais de 100 crianças e adolescentes. 

Pessoas participando da ação
“Andada do Carangiejo-Uçá” reforça importância da conservação do ecossistema manguezal. Foto: Prefeitura Municipal de Vitória

André Augusto Guimarães, coordenador de projetos da Synergia, faz uma análise dos resultados qualitativos da campanha “Andada do Caranguejo-Uçá”: “A ação tem o papel de conservar aquele ecossistema para mantermos a área sustentável, sendo possível retirar o sustento dos catadores e catadoras, e que eles entendam que manter o manguezal sem resíduos sólidos vai garantir a conservação do caranguejo”. 

André reforça que a ação faz parte de uma campanha ainda maior, que engloba os períodos de defeso e andada – época de acasalamento do caranguejo-uçá –. “A campanha tem como objetivo a preservação do meio ambiente e do caranguejo. É uma ação conjunta para conservação da flora e da fauna local, para repensar a questão dos resíduos sólidos, repensar a questão da natureza e da geração de renda”, afirma André. 

11 – Cidades e comunidades sustentáveis
13 – Ação contra a mudança global do clima

Fique por dentro

Conheça mais sobre a Synergia

Cadastre-se e receba nossas novidades.

    A Synergia se preocupa com o uso de seus dados pessoais e estes serão mantidos em segurança e sigilo, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para mais informações, consulte nosso aviso de privacidade.