Publicado em: 06/09/2023
A Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, realizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), aconteceu entre os dias 31 de agosto e 1 de setembro, em Belém, e reuniu lideranças mundiais, especialistas e investidores/as.
A conferência teve o objetivo de debater o futuro da Floresta Amazônica e discutir como, por meio do avanço de novas economias, as indústrias podem contribuir, criando uma rede de articulação e apoio às novas economias, além do fortalecimento da aliança Pan-Amazônica.
Ao abrir o evento, o 8º Secretário-Geral da Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, enfatizou a importância da preservação do meio ambiente para assegurar um futuro para a vida humana e que o caminho para isso é atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Entre as mais de 20 palestras realizadas durante a conferência, Neidinha Suruí, líder da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, aproveitou para cobrar um posicionamento sobre o Marco Temporal, que está em discussão no STF, e reforçou a importância do diálogo entre os povos indígenas, governos e instituições privadas.
Ao tratar as novas economias, Tony Blair, ex-primeiro ministro da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, destacou a necessidade de um plano estratégico para a Amazônia que inclua o financiamento para combater as mudanças climáticas, mas principalmente com novas alternativas que abordem a geração de renda aliada ao desenvolvimento sustentável, já que a Floresta Amazônica é uma grande fonte de soluções.
Para que os assuntos tratados nos dois dias de evento não sejam esquecidos, o IBRAM confirmou a 2º edição da conferência para 2024.
Confira as principais notícias sobre a conferência:
Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias começa nesta quarta (30)
Em evento internacional de mineradoras, governador do Pará defende transição para a Bioeconomia
Conferência internacional discute novas economias da Amazônia
IBRAM anuncia a 2ª Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias
Cadastre-se e receba nossas novidades.