Notícia

Com visita à Soneda e participação em programa de rádio, AASFLOR ganha visibilidade e amplia possibilidades

Publicado em: 17/07/2023

Em sua passagem por São Paulo para participar da Feira Naturaltech, a Associação Agroextrativista Sementes da Floresta (AASFLOR) teve a oportunidade de ganhar ainda mais visibilidade e ampliar as suas possibilidades com a produção artesanal de itens a partir de uma extração não agressiva da floresta e que respeita a prática da floresta em pé.

Além da divulgação e comercialização de seus produtos em um dos estandes de vendas na 17ª edição da Feira Naturaltech, e da participação no painel da Bio Brazil Fair | Biofach América Latina – no qual José Santiago da Silva, fundador da AASFLOR, participou da conversa sobre Bioeconomia na Amazônia: Insumos da Floresta e o Desenvolvimento Sustentável, a Associação também fechou parcerias importantes, que garantiram novos pontos de vendas para as suas produções.

AASFLOR  participa da Naturaltech 2023 - produtos naturais
Participação da AASFLOR na Naturaltech 2023 – produtos e trabalho da Associação ganharam visibilidade. Foto: Synergia

Mas a visita rendeu, ainda, outros momentos e experiências enriquecedoras para Santiago e Élida Silva Moraes, produtora associada da AASFLOR. Em companhia de Mario Braga, especialista de estudos socioterritoriais da Synergia, e de Adriana Barros, gerente de relações institucionais da Synergia, os/as representantes da AASFLOR visitaram a Soneda Perfumaria e participaram do programa Conexão Sustentabilidade, da Rádio Vibe Mundial FM 95,7. Confira!

Equipe da AASFLOR é recebida por CEO da Soneda Perfumaria

Em um dos momentos mais marcantes de sua passagem por São Paulo, Santiago e Élida, representantes da Associação Agroextrativista Sementes da Floresta visitaram a loja da Soneda Perfumaria na Avenida Paulista, região central de São Paulo. A equipe foi recebida pelo CEO da Soneda, Minoru Kamachi.

Juntamente com o Grupo Laces e apoio do Sebrae, a Soneda Perfumaria lançou, em abril deste ano, uma iniciativa inovadora: o Hub de Aceleração Clean Beauty. Além de contar com marcas que desenvolvem “produtos livres de parabenos, sulfatos, silicones e outros ingredientes que possam causar danos ao organismo”, a iniciativa investe na aceleração de pequenas e médias empresas voltadas para o mercado de consumo consciente de cosméticos. Para isso, considera produções com menos derivados fósseis, maior uso de matérias primas renováveis e respeito às práticas ESG.

O Hub de Aceleração tem por objetivo acompanhar essas pequenas e médias empresas, dando mentoria e auxiliando as marcas a ganharem visibilidade e se estabelecerem no varejo, inclusive com a venda de seus produtos na loja da Soneda. A experiência tem uma data limite de participação para cada marca – que, sendo bem aceita por consumidores/as, pode ter seus produtos vendidos também em outras lojas da rede. Uma das condições para que essas marcas participem do programa de aceleração é a de que “80% na elaboração de seus produtos sejam de materiais naturais”.

AASFLOR  Visita Soneda Perfumaria em SP. Santiago, Élida e o CEO da Soneda, Minoru Kamachi
Santiago e Élida, representantes da AASFLOR, e o CEO da Soneda Perfumaria, Minoru Kamachi (centro). Foto: Synergia

A visita à loja e o conhecimento sobre o Hub de Aceleração, que apresenta uma proposta de programa alinhada ao modo de produção realizado pela ASSFLOR, possibilitou a Élida e Santiago confirmarem a importância do trabalho da Associação e as possibilidades de futuro. Ou seja, reafirmou que o trabalho da AASFLOR – que oferece apenas itens de origem natural, vindos de uma extração não agressiva e que se baseia no beneficiamento sustentável de produtos florestais não madeireiros – não só pode ser rentável, como também segue uma tendência de busca dos consumidores/as por produtos mais sustentáveis e naturais.

Para Adriana Barros, gerente de relações institucionais da Synergia, a visita cria a possibilidade para que a Associação possa vislumbrar um futuro possível para a venda dos seus produtos e entenda a importância das parcerias: “A visita à loja possibilitou aos representantes compreenderem as possibilidades que o negócio pode atingir e entenderem que existe um caminho para o desenvolvimento dos seus produtos, para que atinjam um grau ainda maior excelência e os requisitos necessários para a ampliação do negócio. A Soneda trouxe a possibilidade de estarem em conversa com uma grande loja e verem as pessoas comprando produtos naturais. É uma prospecção também para eles verem que conseguem chegar lá.”, comenta.

Programa Conexão Sustentabilidade e as soluções no Médio Xingu

Outro momento importante da visita da AASFLOR a São Paulo foi a participação no Programa Conexão Sustentabilidade, da Rádio Vibe Mundial FM 95,7.

Confira o programa completo

No programa – apresentado por Sérgio Rebollo – Élida, Santiago e Mario Braga, especialista de estudos socioterritoriais da Synergia, conversaram sobre a participação na Naturaltech 2023, sobre o trabalho da ASSFLOR, o desenvolvimento dos produtos e o conceito de “exploração com a floresta em pé”, sobre os projetos de desenvolvimento e as soluções no Médio Xingu.

Apoio da Synergia e incentivo ao desenvolvimento local

Como parte de uma das suas frentes de atuação no Médio Xingu, a Synergia Socioambiental apoiou a vinda da AASFLOR para São Paulo e a sua participação na Naturaltech, além da visita à Soneda e a participação no programa.

A consultoria também foi responsável pelo redesenho dos rótulos e embalagens dos produtos – por meio da contratação de uma empresa de Consultoria Estratégica de Marca, que revisou e padronizou os materiais – e pela modernização do modelo comercial da Associação, colaborando para a divulgação e conexão com varejistas de outros estados.

Para Lilian Veltman, diretora executiva de Estratégia e Inovação da Synergia, o apoio da consultoria reforça o objetivo de estimular iniciativas no território amazônico que visam o desenvolvimento com base na sustentabilidade e na conservação do meio ambiente: “O Médio Xingu é uma região estratégica para o Brasil e para o mundo, em função das florestas sob pressão que sobrevivem nesse território. Iniciativas como a da ASSFLOR representam esforços das comunidades locais para gerar renda, não só evitando o desmatamento e a destruição do ecossistema, como facilitando a expansão da floresta nativa. A Synergia tem todo o interesse em apoiar e replicar projetos como esse, oferecendo capacitação e recursos básicos para o crescimento de negócios da bioeconomia, porque acredita que esse é o único caminho para direcionar os interesses econômicos envolvidos na Amazônia para a realização de atividades sustentáveis e conservacionistas”, comenta.

8 – Trabalho decente e crescimento econômico
11 – Cidades e comunidades sustentáveis
17 – Parcerias e meios de implementação

Fique por dentro

Conheça mais sobre a Synergia

Cadastre-se e receba nossas novidades.

    A Synergia se preocupa com o uso de seus dados pessoais e estes serão mantidos em segurança e sigilo, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para mais informações, consulte nosso aviso de privacidade.