Publicado em: 05/06/2024
Lançado no Dia da Amazônia, em setembro de 2023, o documentário “A floresta que você não vê – Narrativas do Médio Xingu” está disponível ao público.
A partir de agora, o documentário, que enlaça as histórias de luta e resistência de pessoas que enfrentam desafios para gerar renda e manter a Floresta Amazônica em pé, pode ser assistido no canal da Synergia, no YouTube.
O filme, inspirado no Projeto Redes do Médio Xingu, conta a história das pessoas que são parte da floresta e vivem na região do Médio Xingu, importante área da Amazônia brasileira que enfrenta grande pressão de desmatamento em função do garimpo, da extração de madeira, da pecuária e da monocultura. Defendem modos de vida que, adaptados às novas realidades, abrigam saberes e conhecimentos preciosos para o cuidado com a floresta, aliado ao desenvolvimento da bioeconomia.
O projeto autoral de responsabilidade socioambiental da Synergia é uma iniciativa de apoio à cadeia produtiva do cacau, que impacta positivamente na geração de renda das famílias da Estação Ecológica Terra do Meio, suporte a Rede Terra do Meio, a fim de promover uma estrutura comercial para atender a população local, e assistência à Associação Agroextrativista Sementes da Floresta (AASFLOR), localizada em Uruará.
Desde a sua estreia, em setembro, o documentário recebeu o título de semifinalista na categoria de curtas documentais, no Angeles Documentaries, nos Estados Unidos, e o prêmio de melhor filme segundo a audiência, no São Paulo Film Festival 2023.
O filme também foi selecionado para concorrer ao Lisboa Indie Film Festival, em Portugal, ao Outer Banks Environmental Film Festival, nos Estados Unidos, ao All That Moves International Film Festival 2024, no Brasil, ao Festival du Film Vert, na Suíça, e ao Festival Internacional de Cinema Blue Star, no Brasil.
Além disso, o filme foi premiado no Sorocaba Film Festival, no Brasil, nas categorias de melhor roteiro de documentário curto, melhor direção de documentário curto, melhor produção de documentário curto e recebeu a menção honrosa para documentário curto. E vencedor no Environment Film & ScreenPlay Festival, nos Estados Unidos.
Entre suas exibições nacionais e internacionais, estão a transmissão na Amazonas Woche – Semana da Amazônia, em Berlim, na Alemanha, a exibição na 13ª Mostra Ecofalante de Cinema, no Cine Arte, da Universidade Federal Fluminense (UFF), além da exibição na Semana do Meio Ambiente do Museu do Amanhã (SEMEIA 2024), no Rio de Janeiro.
E para que todos e todas possam conhecer histórias que antes não eram vistas e ampliarem seus saberes sobre o trabalhado e modo de vida das pessoas que vivem e dependem da Floresta em pé, assista ao documentário:
Cadastre-se e receba nossas novidades.