O Sobral de Futuro é uma iniciativa de cooperação técnica de organizações, entidades e empresas interessadas no desenvolvimento sustentável de Sobral. O projeto teve como idealizadores o Instituto Votorantim e o Insitituto Arapyaú, e contou com recursos do programa de Modernização da Gestão Pública do BNDES.
A proposta era empoderar a sociedade para planejar, monitorar e controlar o desenvolvimento local, já bastante afetado pelo rápido e intenso crescimento desordenado, ocorrido na última década, do município.
Para sua execução, foi implementada uma metodologia inédita de empoderamento social, chamada de Processo Apropriativo. Assim, foi possível garantir a participação direta de mais de 300 lideranças locais e, por meio de ferramentas digitais, a escuta de mais de dois mil moradores na construção do Plano, desenhado em dezenas de oficinas com grupos sociais diversos.
O Sobral de Futuro foi consolidado em um seminário apoiado por especialistas renomados de diversas áreas e priorizou objetivos, estratégias, metas e ações das dimensões urbana, socioeconômica e ambiental do município. Por meio dele, foi possível indicar níveis de complexidade e prazos de execução.
Setor de atuação: Gestão pública
Local: Ceará
Período: 2016 – 2017
Cliente: Instituto Votorantim e Instituto Arapyaú
Abrangência: Município de Sobral / CE
Objetivo: Assessorar a sociedade para a construção de um plano de visão de futuro para nortear o desenvolvimento de Sobral nos próximos 30 anos.
Resultados: Criação de um Grupo Gestor do Plano, com mais de 40 representantes da sociedade organizada, comprometido com a realização e monitoramento do Plano Sobral de Futuro. Mais de 70% das estratégias propostas foram inseridas no Plano Plurianual do município. Outras estratégias viriam a se tornar projetos de Lei e outras a ser assumidas como parte de iniciativas de desenvolvimento regional.
Soluções relacionadas a este case:
Cadastre-se e receba nossas novidades.