O Programa Mover tinha em seu escopo o desafio de garantir que o setor de Recursos Humanos da Anglo American conseguisse, em 1 ano, mobilizar 3 mil trabalhadores. Além disso, a ideia era realocar 1.200 alunos de Ensino Médio para os postos de trabalho do empreendimento Minas-Rio, que deveriam ser ocupados com mão de obra local.
Parte dessa mão de obra, voltada para atividades específicas da mineração, deveria ser capacitada por meio de cursos realizados pelo Senai. Porém, o número de interessados mobilizados era pequeno e grande parte dos alunos abandonava o curso antes de sua conclusão, ou não conseguia acompanhá-lo, por déficits acumulados de aprendizagem.
Soma-se a este contexto uma apreensão da pacata comunidade local causada pela intensa movimentação social de milhares de trabalhadores da obra, ocupando hotéis, pousadas, casas, e impulsionando de forma desordenada a infraestrutura de comércio e serviços.
O desafio era, portanto, o de mobilizar o público-alvo, garantir o reforço pedagógico e o engajamento nos cursos do SENAI e, simultaneamente, capacitar a população, majoritariamente rural, para ocupar os espaços abertos de fornecimento de serviços e produtos para a mineradora e para suprir a demanda gerada pela nova dinâmica social.
Como solução, uma rede social de desenvolvimento local foi criada com ações educativas voltadas a atrair e qualificar potenciais trabalhadores e empreendedores locais. O Programa Mover apoiou-se numa unidade itinerante montada em um ônibus (Ônibus Mover), equipada com 16 computadores e acesso à internet. Por meio dela, foi possível disponibilizar cursos com foco na inclusão digital, empreendedorismo, profissionalização e reforço nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.
Uma grande pesquisa censitária foi realizada, levantando as principais demandas de conhecimento e potencial de geração de renda dos municípios afetados pelo projeto (Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim e Alvorada de Minas), orientando a escolha dos cursos e a logística das atividades itinerantes.
Setor de atuação: Mineração, Siderurgia e Indústria Petroquímica
Local: Minas Gerais
Período: 2013 - 2015
Cliente: Anglo American
Abrangência: População entre 19 e 33 anos, moradora dos municípios de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim/MG, com atenção especial para mulheres e portadores de deficiência.
Objetivo: Qualificar moradores para ocuparem 3 mil cargos no empreendimento Minas-Rio, melhorar a qualidade dos serviços e comércio em Conceição do Mato Dentro e reduzir a evasão dos cursos do Senai voltados à capacitação de mão de obra para a mineração.
Resultados: Melhoria das relações da comunidade com o empreendimento, aumento da autoestima dos participantes, qualificação profissional, inclusão digital de moradores de comunidades rurais e das comunidades urbanas de pequeno porte, integração de projetos sociais via plataforma digital (capacitação de fornecedores, reforço escolar, apoio ao empreendedorismo); integração social com foco no empreendedorismo.
Soluções relacionadas a este case:
Cadastre-se e receba nossas novidades.