A implantação do maior projeto de minério de ferro do Brasil, o S11D, teve entre seus impactos um grande movimento migratório que levou a população de Canaã dos Carajás a triplicar num curtíssimo espaço de tempo. Porém, junto com as oportunidades que chegaram, o município testemunhou o crescimento de situações de violência infanto-juvenil.
Após um minucioso diagnóstico, a Synergia desenvolveu o Projeto de Educação Sexual e Promoção da Saúde (PESS). Por meio dele foi possível traçar estratégias para orientação, capacitação e desenvolvimento de um elaborado trabalho técnico social.
Apoiados por oficinas, vivências, palestras e campanhas sobre o tema, os processos de engajamento social do projeto conseguiram mobilizar e formar jovens, lideranças e outros atores locais para atuarem pela diminuição da vulnerabilidade da criança e adolescente.
Dessa forma, foi possível fortalecer uma rede de apoio e informação, capacitada para tratar questões relacionadas ao abuso e exploração sexual, gravidez precoce e contágio por ISTs/AIDS. A atuação da empresa também possibilitou a instrução de crianças e jovens para uma maior atenção sobre os temas relacionados.
O Programa levou em conta o contexto político, social e econômico do território, para abordar o tema de forma direcionada e assertiva, como observa Marcileia Toledo, gerente de projetos da Synergia. “Houve sensibilização sobre o tema, que foi disseminado no município. Aumentamos o número de denúncias e capacitamos coordenadores e corpo docente da secretaria municipal de educação, que passaram a ter ferramentas para lidar com questões relacionadas ao acolhimento e encaminhamento dos alunos dentro do tema violência e abuso sexual contra a criança e o adolescente.”, afirma.
Setor de atuação: Mineração, Siderurgia e Indústria Petroquímica
Local: Pará
Período: 2014 - 2016
Cliente: Vale
Abrangência: Todo o município de Canaã dos Carajás / PA.
Objetivo: Diminuir a vulnerabilidade da criança e do adolescente em relação ao abuso e exploração sexual, gravidez precoce e contaminação por IST/AIDS.
Resultados: Aumento das ações de acolhimento, do engajamento no combate e do número de denúncias relacionadas à violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes.
Soluções relacionadas a este case:
Cadastre-se e receba nossas novidades.