O projeto, realizado em parceria com a DUCTOR, foi responsável por realizar a mediação de conflitos e atender as 600 famílias removidas de áreas afetadas por inundações ou reassentadas em função da construção do Parque Várzea do Tietê. O trabalho contemplou o Conjunto Habitacional Lavras, em Guarulhos/SP, que faz parte do programa “Minha Casa, Minha Vida”, e tem um total de 1.460 unidades habitacionais.
Visando a integração entre as famílias e a consolidação de vínculos positivos dos moradores com a nova habitação, a equipe técnica da Synergia promoveu visitas domiciliares, oficinas participativas, feiras comunitárias e vivências que estimularam discussões em espaços democráticos e participativos. Além destas, foi possível aplicar metodologias de mediação de conflitos, incentivo à organização comunitária, ao empoderamento feminino e à apropriação social dos espaços comuns do conjunto habitacional.
Como parte fundamental do projeto, também foi realizado o monitoramento da adaptação e evolução das condições de vida da população reassentada, do processo de reinserção social e econômica das famílias e da qualidade ambiental do condomínio. Todas as etapas envolveram a participação dos moradores.
Setor de atuação: Infraestrutura
Local: São Paulo
Período: 2017 - 2019
Cliente: Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) Parceiro: DUCTOR
Abrangência: Bairro de Lavras, Guarulhos / SP
Objetivo: Monitoramento do pós-ocupação do Conjunto Habitacional Lavras para acompanhar a integração de 600 famílias.
Resultados: Integração social de famílias de origens distintas; lideranças capacitadas em metodologias participativas; autonomia dos moradores para a gestão do condomínio e empoderamento feminino.
Soluções relacionadas a este case:
Cadastre-se e receba nossas novidades.