A ferrovia Estrada de Ferro Carajás (EFC) constitui um importante ramal de escoamento de minério no país, ligando a Serra de Carajás, no município de Parauapebas – PA, até o Porto da Madeira, localizado na capital do Estado do Maranhão, São Luís. Com cerca de 892 quilômetros de trilhos, essa ferrovia está sob concessão de uso pela VALE S/A desde sua criação, em 1985.
Foi necessário um amplo trabalho de avaliação, realizado a partir do cadastro da população afetada, para identificar o valor de mercado e caracterizar propriedades urbanas e rurais que seriam afetadas pelas obras.
Além disso, foram feitas vistorias para caracterização, coleta de documentação dos imóveis e pesquisa de mercado local para definição dos valores para a avaliação.
Setor de atuação: Mineração, Siderurgia e Indústria Petroquímica
Local: Maranhão Pará
Período: 2013 – 2016
Cliente: Vale
Abrangência: Corredor Logístico da EFC, partindo de São Luís (MA) até o município de Canaã dos Carajás (PA).
Objetivo: Avaliar imóveis urbanos e rurais de famílias e superficiários em faixa de domínio da Estrada de Ferro Carajás (EFC) e faixa de urbanização.
Resultados: Foram elaborados 367 laudos técnicos de imóveis para construção do muro de Marabá-PA e, também, 404 laudos técnicos para a construção de travessias em Maranhão e no Pará.
Soluções relacionadas a este case:
Cadastre-se e receba nossas novidades.