Parceria com o Instituto Vakinha: planejamento estratégico para a Maior Campanha Solidária do Rio Grande do Sul

Parceria com o Instituto Vakinha: planejamento estratégico para a Maior Campanha Solidária do Rio Grande do Sul

Em 2024, o Rio Grande do Sul enfrentou o maior desastre natural de sua história. Um volume intenso de chuvas afetou 471 cidades, impactando mais de 2 milhões de pessoas – cerca de 90% do território. O saldo foi devastador: 170 mortes, 600 mil pessoas desabrigadas, além de infraestruturas críticas severamente danificadas.

Em resposta a esta calamidade, nasceu “A Maior Campanha Solidária da História do Rio Grande do Sul”. Liderada pelo Instituto Vakinha, em colaboração com Badin Colono e Pretinho Básico, a iniciativa “Movimento SOS Enchentes RS” arrecadou aproximadamente R$ 79 milhões.

Diante da magnitude dos recursos arrecadados, o Instituto Vakinha reconheceu a necessidade de um planejamento estratégico para a distribuição eficiente dos fundos. Após uma busca criteriosa por uma consultoria especializada, o instituto selecionou a Synergia para desenvolver um plano de distribuição das doações. Reconhecendo a magnitude do projeto, sua urgência e a premente necessidade da sociedade, a Synergia assumiu o projeto por meio de uma parceria institucional pro bono. Nosso objetivo foi maximizar o impacto das doações e garantir uma prestação de contas transparente, respondendo de forma ágil e eficaz às demandas críticas do momento.

O plano de repasses foi elaborado com base em uma análise minuciosa das necessidades imediatas e de longo prazo das áreas afetadas. Priorizamos os seguintes eixos de atuação:

  • Educação
  • Saúde
  • Assistência Social
  • Reconstrução Econômica
  • Acessibilidade
  • Habitação
  • Saneamento
  • Fauna
  • Emergencial

Após os primeiros encontros, foram definidas e validadas com o Instituto Vakinha as premissas fundamentais do Plano. Seria necessário promover a distribuição dos recursos doados de maneira adaptada às realidades locais, por isso decidiu-se priorizar os territórios e populações mais vulneráveis e atender tanto às necessidades emergenciais quanto as de recuperação estrutural, fortalecendo a resiliência das populações e territórios a longo prazo. Além disso, foi considerado como premissa a uma seleção criteriosa de organizações para receber os recursos, com objetivo de assegurar bom uso de recursos e transparência na prestação de contas aos doadores.

Foram estabelecidos critérios de elegibilidade para as organizações solicitarem recursos, de acordo com sua natureza e a priorização de projetos foi pensada para otimizar recursos e alinhar os esforços com os objetivos estratégicos definidos. Para isso, a priorização foi estruturada em três dimensões:

  1. Instituições: Avaliadas por capacidades de trabalho (tamanho de equipe/voluntários), contrapartidas oferecidas, lugar de origem, situação cadastral e apresentação de certidões negativas.
  2. Projetos: Mensurados pela quantidade e tipo de beneficiários, complexidade da ação proposta, e recurso per capita.
  3. Territórios: Analisados pelo IDHM de cada município, nível de impacto pelas enchentes, situação geral de acessibilidade após a enchente.

Este projeto demonstra o poder da colaboração em transformar realidades e promover um futuro mais justo e sustentável. A transparência e a responsabilidade foram os pilares de nossa atuação, visando fortalecer a resiliência das populações e territórios a longo prazo.

Ficha técnica

Setor de atuação: Plano de distribuição de recursos

Local: Rio Grande do Sul

Período: 2024

Cliente: Instituto Vakinha

Abrangência: Rio Grande do Sul

Objetivo: Desenvolver estratégias para distribuição eficiente dos recursos arrecadados, promovendo a recuperação sustentável das áreas afetadas.

Resultados: Desenvolvimento de uma metodologia robusta baseada em critérios de priorização, dividida entre eixos e linhas de doação, com critérios para avaliação de entidades elegíveis, formulários de inscrição e termos de cooperação

Soluções relacionadas a este case:

Palavras de quem fez parte

Aspas
“Apoiar o Instituto Vakinha a transformar as doações em ações concretas, que realmente ajudaram as pessoas afetadas, foi uma experiência gratificante e desafiadora. O Plano de repasses foi elaborado para que os recursos fossem distribuídos de forma justa e eficiente, ajudando os territórios a se reerguerem depois das inundações e focando nas populações com maior vulnerabilidade. Esse projeto reforçou o compromisso da Synergia com a sociedade e mostrou como a colaboração é poderosa em momentos de crise.”
Alessandra Benevides diretora de operações na Synergia
Alessandra Benevides
diretora de operações na Synergia
Alessandra Benevides diretora de operações na Synergia
Alessandra Benevides
diretora de operações na Synergia

Conheça mais sobre a Synergia

Cadastre-se e receba nossas novidades.

    A Synergia se preocupa com o uso de seus dados pessoais e estes serão mantidos em segurança e sigilo, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para mais informações, consulte nosso aviso de privacidade.


    Galeria do projeto

    Nossos cases

    Projetos que refletem nossa cultura de excelência, integridade e transparência.