Publicado em: 08/11/2024
Synergia na COP29 – tudo sobre a principal conferência de mudanças do clima!
A Synergia Socioambiental, pelo quarto ano consecutivo, traz para você os principais acontecimentos e discussões da COP29 – a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
Para ficar por dentro de todos os assunto, você confere aqui no site, em nossas redes sociais e diretamente no seu e-mail a cobertura da Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas (ONU).
A 29º Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) acontece entre os dias 11 e 22 de novembro, em Baku, no Azerbaijão, e carrega a expectativa de ser uma COP facilitadora, com resultados e negociações concretas entre os países participantes. Por isso, vamos acompanhar de perto e analisar as principais pautas do maior e mais importante evento mundial sobre mudanças do clima e seus impactos.
Sede da COP29, o Azerbaijão é um dos países que mais produzem combustíveis fósseis no mundo. Por esse motivo, as expectativas de debate sobre o uso desse tipo de combustível são altas. Além disso, especialistas e lideranças esperam resoluções sobre o financiamento climático de países ricos.
Para saber mais sobre o que esperar da COP29, acesse a notícia completa!
A primeira semana da COP29 chegou ao fim e com isso alguns assuntos ganharam mais destaque, entre eles a apresentação da NDC brasileiras e a grande participação de lobistas no maior evento sobre mudanças do clima.
A NDC apresentada tem como meta a redução entre 59% e 67% das emissões de gases do efeito estufa até 2035, com base no ano de 2005. Mas, para isso, o governo brasileiro busca a participação dos setores de atividade econômica para contribuir, inclusive do agronegócio.
Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o conteúdo compelto!
Após aprovar a regulação do mercado de carbono, a grande expectativa da COP29 era a aprovação do acordo de financiamento climático para apoio aos países em desenvolvimento no enfrentamento das mudanças do clima. E, em meio ao apoio da cúcupla do G20 e críticas de especialistas, o acordo foi aprovado com a meta de US$ 300 bilhões ao ano, bem abaixo do esperado de US$ 1,3 trilhão.
Agora foi dada a largada para a realização da COP30, em Belém, no Brasil. Dentre as pautas esperadas, está a transição climática justa, que reforça a reparação aos povos tradicionais, afrodescendentes e de outras minorias étnicas, além de abrir caminhos para os debates que integram clima e natureza, como apontado pela COP16 da Biodiversidade, que aconteceu em Cali, na Colômbia.
Para saber mais sobre o encerramento da COP29 e os preparativos da COP30, acesse a notícia completa!