Publicado em: 28/10/2024
O diagnóstico socioterritorial é uma oportunidade do conhecer o território de forma completa, assim como uma radiografia, permitindo a compreensão social e territorial do local.
Com esse tipo de diagnóstico é possível analisar tudo o que compõe o território, como as pessoas, as comunidades, as estruturas existentes, o tipo de solo e de uso do solo, os índices econômicos, o desenvolvimento social, os aspectos geográficos, entre outros fatores.
Para isso, existem alguns passos essenciais que ajudam no desenvolvimento de um bom diagnóstico, são eles:
Cada uma dessas etapas exige um processo delicado para resultar em um diagnóstico socioterritorial de qualidade. Saiba um pouco mais:
Feita por meio de mapas e/ou imagens de satélites, a cartografia permite que a consultoria socioambiental possa conhecer a superfície terrestre daquele território.
Essa etapa tem o objetivo de identificar os limites do território, as vias de acesso, áreas de preservação, litoral, florestas, áreas de desmatamento, entre outros fatores.
Feita de forma mais objetiva, a pesquisa de dados secundários permite acesso aos indicadores de desenvolvimento humano, indicadores econômicos, indicadores de desenvolvimento urbano, além de dados sobre a sociedade local.
Diferente das pesquisas de dados primários, que são feitas com dados coletados pela primeira vez, a pesquisa de dados secundários é feita com base em dados já disponíveis no mercado e de fontes confiavéis.
O mapeamento de stakeholders, ou de grupos interessados no diagnóstico socioterritorial, é realizado para saber quem são os grupos de atores sociais daquele território, como grupo de empresários/as, fazendeiros/as, povos indígenas, quilombolas e comunidades.
O mapeamento ainda permite entender se e como esses grupos estão organizados, se existem cooperativas e organizações.
Após essas etapas, ainda, é previsto o desenvolvimento de uma pesquisa de campo.
Essa etapa permite que seja realizado um reconhecimento do território. Além disso, é uma oportunidade para que as pessoas presentes no território sejam ouvidas e apontem suas demandas, problemas e visões sobre o local.
O quinto e último passo essencial para o desenvolvimento de um diagnóstico socioterritorial eficaz é a contratação de uma consultoria socioambiental que tenha uma equipe multidisciplinar.
5. Equipe multidisciplinar
É essencial contar com uma equipe com diversidade de conhecimento e diferentes expertises, como análise social, econômica, do setor público, cartográfica, de georreferenciamento, além de análise das comunidades e de desenvolvimento.
Com a realização das etapas anteriores de um diagnóstico socioterritorial, é possível obter um material consolidado que apresenta os gargalos e potencialidades para o desenvolvimento local, além de elementos que podem compor uma matriz SWOT, com as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do território.
Com isso, são criadas diretrizes e sugestões de ações e programas, que permitem que as organizações públicas ou privadas desenvolvam em conjunto com as comunidades, promovendo impactos positivos.
Cadastre-se e receba nossas novidades.