Publicado em: 30/09/2024
Fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, a infraestrutura urbana é uma junção de serviços que garantem o bem-estar da população e o funcionamento das cidades.
Entre os principais serviços realizados e oferecidos à população por meio da infraestrutura urbana, estão:
Para que esses serviços sejam aplicados nas cidades, é preciso investimento, que vem principalmente, do financiamento público, com recurso das prefeituras, do governo federal e receitas não tributárias.
Em 2024, o governo federal destinou R$ 104,3 bilhões para projetos de adequação e modernização de infraestrutura urbana, com o objetivo de promover melhorias nos municípios brasileiros, principalmente aqueles que não possuem recursos próprios para realizar tais melhorias.
Além disso, empresas privadas podem atuar contribuindo com o desenvolvimento da infraestrutura urbana por meio das parcerias-público-privadas (PPPs) e até mesmo em casos de regularização fundiária e Plano de Remoção Involuntária (PAR).
Nos casos de regularização fundiária e PAR, a infraestrutura urbana ocorre para assegurar os direitos básicos da população impactada. Afinal, essas alternativas preveem que o acesso ao saneamento, energia elétrica, rede de esgoto, entre outros direitos sejam garantidos.
Ao investir na infraestrutura urbana, empresas privadas e órgãos públicos contribuem para o desenvolvimento social e econômico do território em questão, promovendo a geração de emprego e renda, melhorando a mobilidade e a segurança da população.
Além disso, o investimento ajuda a tornar as cidades mais preparadas para o enfrentamento das mudanças climáticas e desastres naturais. Mas também existe a atuação em cenários pós-desastre.
Nesses casos, o investimento promove a reconstrução das cidades afetadas, sendo necessário o desenvolvimento de um plano de ação que estabeleça as prioridades para a recuperação ambiental e social do território.
Falando na questão ambiental, como é possível melhorar a infraestrutura de uma cidade, respeitando o meio ambiente?
Uma forma de implementar a infraestrutura urbana de forma adequada e prevendo a conservação ambiental, é por meio do desenvolvimento do Programa Básico Ambiental (PBA), que aponta o detalhamento das medidas compensatórias e mitigatórias para os impactos ambientais.
Os PBAs têm o objetivo de conscientizar a população sobre a adoção de práticas que promovem a conservação do meio ambiente, além de orientar sobre as medidas de proteção ambiental e minimizar os impactos de empreendimentos.
A Synergia Socioambiental, com mais de 19 anos de experiência, atua na elaboração e na execução de (PBAs) do meio socioeconômico, como comunicação social, educação ambiental, reassentamento, reestruturação produtiva, capacitação de fornecedores, monitoramento socioeconômico, entre outros, estabelecendo relações harmoniosas com as partes interessadas, serviços de gestão de risco social, auditorias sociais e planos de investimento social corporativo.
Para saber como podemos ajudar a sua empresa em projetos de infraestrutura urbana, entre em contato com a nossa equipe!
Cadastre-se e receba nossas novidades.