Publicado em: 16/09/2024
A Synergia Socioambiental participou da EXPOSIBRAM 2024, realizada entre os dias 9 e 12 de setembro, em Belo Horizonte (MG). O evento é considerado um dos mais relevantes do segmento de mineração na América Latina, realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), que traz participação das principais entidades relacionadas ao setor.
O evento traz a participação das principais entidades relacionadas ao setor, além de ser a maior vitrine para geração de negócios. A EXPOSIBRAM 2024 debateu cenários e revelou as tendências do segmento com painéis que apresentaram aos/as congressistas o cenário mais atual da mineração mundial.
Para Lais Mourão, Coordenadora de Projetos da Synergia, que participou do evento, a interação com outros setores foi algo bastante relevante, em especial, quando pontos em comum desses segmentos entraram em debate em busca de soluções: “Participei de uma palestra sobre segurança hídrica, segurança alimentar, energética e mineral, em que tinham representantes de cada área, colocando os desafios de cada setor, da importância desse trabalho em conjunto, um movimento em conjunto em várias frentes dessa cadeia, exatamente para mostrar o papel ativo do setor de mineração, também junto à questão da produção alimentar, via fertilizantes, a questão do uso da água, a descarbonização”.
Entre os assuntos debatidos, destacaram-se:
Entre os destaques da EXPOSIMBRAM 2024 está o debate sobre o papel da indústria de mineração como grande protagonista das mudanças e, ainda, os impactos dos rompimentos de barragens, bem como, o foco atual do setor e a preocupação com as comunidades, os territórios atingidos, mostrando uma visão voltada não apenas à produção, mas, principalmente, à sustentabilidade.
A Synergia também observou, como destaques do evento, os temas mais voltados a ações socioambientais. Lais considera, ainda, que as questões sociais, bem como a descarbonização, foram o foco das discussões.
“Eu participei de alguns painéis bastante voltados para a questão de ferramentas de regulação do setor, para a questão ambiental de descarbonização, e na parte social bastante relacionada com a devida diligência em Direitos Humanos. Realmente, a parte de descarbonização foi o foco dos debates do IBRAM, com um olhar mais estratégico para essa transição energética.”
Nesse sentido, destacaram-se:
Com isso, nota-se que o setor de mineração no Brasil avança, lançando mão de conhecimentos e ações voltadas à sustentabilidade, empregabilidade, qualificação, responsabilidade, desenvolvimento adequado da cadeia produtiva da mineração no país, entre outros tópicos importantes.
A EXPOSIBRAM 2024 é um evento de grande importância para a Synergia Socioambiental, pois reúne expositores/as nacionais e internacionais, permite a troca de conhecimentos, ideias, favorece negócios, além de trazer atualizações relevantes sobre temas variados e estudos de caso, além de proporcionar um olhar mais detalhado sobre esses e outros aspectos ligados à questão socioambiental.
Cadastre-se e receba nossas novidades.