A construção de quatro empreendimentos situados nos bairros de Vila Mariana e Saúde, na Grande São Paulo, afetou a qualidade de vida da vizinhança. A emissão de ruídos, trânsito de veículos pesados e questionamentos sobre a segurança e a depreciação dos imóveis do entorno geraram incertezas que originaram conflitos com os moradores locais.
A Synergia foi responsável pela realização de um diagnóstico socioambiental que integrou o mapeamento e caracterização da dinâmica territorial, dos valores urbanísticos, sociais e ambientais reconhecidos pela vizinhança. A partir do aprofundamento em temas como segurança pública, transporte, educação, saúde, demografia e acesso a serviços, foi possível compreender as necessidades da vizinhança.
O levantamento do perfil sociocultural e econômico da comunidade do entorno, e da sua percepção sobre os empreendimentos, possibilitou o estabelecimento de diálogo e de uma relação de confiança com a comunidade.
O diagnóstico indicou diretrizes e estratégias para o Programa de Investimento Social a ser definido pelos empreendedores, identificando as demandas sociais priorizadas. Por meio dele, também foi possível oferecer recomendações para o Plano de Comunicação dos projetos habitacionais, com o objetivo de instaurar a harmonia entre moradores e empreendimento.
Setor de atuação: Infraestrutura
Local: São Paulo
Período: 2013
Cliente: Odebrecht
Abrangência: Bairros de Vila Mariana e Saúde, no município de São Paulo / SP.
Objetivo: Minimizar conflitos entre o empreendimento imobiliário e os moradores da região.
Resultados: Estabelecimento de relações harmoniosas entre o empreendimento e os moradores da região, durante a fase de obras; comunicação dos transtornos das obras aos moradores; redução de conflitos de vizinhança.
Soluções relacionadas a este case:
Cadastre-se e receba nossas novidades.