Notícia

Por que a conservação da natureza deve ser vista com urgência?

Publicado em: 29/07/2024

Não é novidade que questões que envolvem a conservação da natureza, muitas vezes, vêm sendo deixadas de lado. Isso se torna um problema muito maior, tendo em vista que nosso planeta já vem sofrendo consequências desastrosas.

Por conta disso, há muitas discussões a respeito do que significa “ego” e alinharmos nossas concepções com o “eco”. Ou seja, precisamos compreender que os seres humanos fazem parte da natureza, e não que dominamos a natureza. Devido a esse último pensamento, presenciamos cenas catastróficas, como queimadas e desmatamento, causando perda de habitat de milhares de animais.

Foto: AdobeStock

Contudo, para entendermos como nós, humanos, podemos nos organizar perante esses conflitos, vejamos alguns conceitos e uma grande organização importante que atua em prol da conservação da natureza.

O que são unidades de conservação da natureza?

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, as unidades de conservação (UCs) são espaços territoriais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, que têm como objetivo a conservação da natureza.

Foto: AdobeStock

É importante termos a concepção de que a Constituição Federal também nos garante que é direito de todos os brasileiros viver em um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Por isso, devemos ressignificar nosso papel no meio ambiente para que possamos unir forças em prol da conservação da natureza.

Segundo a Agência BNDES de Notícias, o Brasil possui 2.446 UCs, distribuídas em unidades de nível federal, estadual e municipal, cobrindo cerca de 18% do território continental do país e 26% das áreas marinhas (Amazônia Azul e Zona Econômica Exclusiva).

Sistema Nacional De Unidades De Conservação Da Natureza

A Lei nº 9.985/2000 institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Dessa forma, o SNUC separa as áreas em dois tipos: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável.

A primeira é voltada para a pesquisa e conservação da biodiversidade, enquanto as Unidades de Uso Sustentável são voltadas à visitação, atividades educativas e uso sustentável de seus recursos, como em comunidades locais, que dependem desses recursos para subsistência.

Para o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, as diferentes categorias de manejo reúnem inúmeras possibilidades de conservação e uso sustentável. Isso contribui de maneira significativa para a oferta de serviços ecossistêmicos, como turismo, conservação do solo, uso racional dos recursos madeireiros e não madeireiros (sementes, frutos, resinas, entre outros), proteção de mananciais de abastecimento público, preservação de conhecimentos tradicionais, manutenção in loco do maior banco genético do mundo, além da conservação de locais de belezas cênicas singulares.

Abaixo, seguem os tipos de unidades de Proteção Ambiental e Uso Sustentável, suas finalidades e as devidas permissões.

Área das unidades de conservação da natureza por bioma

O Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC) disponibiliza uma tabela informando a área de UCs por área total de cada bioma brasileiro. Para facilitar a compreensão, a última coluna da tabela informa o percentual de área das UCs nos biomas.

É evidente que os biomas que mais possuem UCs é a Amazônia e o Sistema Marinho-Costeiro. Contudo, na prática, nem sempre esses biomas com maior quantidade de UCs são as mais conservadas.

Segundo o portal O Eco, o Brasil tem 18% de seu território terrestre sob proteção; destes, 70% está na Amazônia. Enquanto isso, biomas do país que mal atingem 10% de seus territórios protegidos por UCs têm forte viés de proteção. Em outras palavras, UCs muito grandes não devem ser a principal medida de sucesso em conservação, pois há o risco de concentrar ações de conservação para áreas de menor importância biológica e menor ameaça.

No caso, para promover ações efetivas de conservação, é necessário utilizar estratégias baseadas em critérios ecológicos apropriados e objetivos que permitam medir os prováveis impactos positivos ​​da conservação, a fim de se obter o melhor retorno para os investimentos feitos.

União Internacional para a Conservação Da Natureza (IUCN)

Criada em 1948, a IUCN é considerada a maior e mais diversa rede ambiental de conservação da natureza do mundo. A IUCN reúne governos e sociedade civil a fim de promover o desenvolvimento sustentável e criar um mundo justo que valorize e conserve a natureza.

As mais de 1.400 organizações-membras da IUCN incluem estados e agências governamentais nos níveis nacional e subnacional, ONGs, organizações de povos indígenas, instituições científicas e acadêmicas e associações empresariais.

A IUCN também possui objetivos que auxiliam a conservação da natureza:

  • Monitoramento de espécies e ecossistemas, orientando políticas e ações para proteger e restaurar o mundo natural;
  • Ajuda os países a integrar a natureza nas decisões econômicas, incluindo tornar o setor privado parte da solução para as pessoas e a natureza;
  • Monitora os impactos das mudanças climáticas na natureza e orienta a conservação e a restauração de ecossistemas para ajudar a mitigar e se adaptar a elas;
  • Trabalha para melhorar a agência de todos aqueles que são marginalizados devido a fatores como gênero, classe, idade, (in)capacidade, etnia, raça ou sexualidade, e para garantir que a lei ambiental seja eficaz e justa;
  • Trabalha para conservar os ecossistemas costeiros, marinhos e polares e os muitos benefícios que eles proporcionam à humanidade.

Com todas essas informações, fica mais claro que, apesar do impacto que os humanos causam ao meio ambiente, ainda podemos agir em prol da conservação da natureza a partir de ações como essas descritas. Cabe a cada um de nós nos dedicarmos, respeitarmos e fazer o bem pelo nosso planeta.

Saiba mais: O que é conservação ambiental e qual a sua importância para a biodiversidade?

11 – Cidades e comunidades sustentáveis
12 – Consumo e produção sustentáveis

Fique por dentro

Conheça mais sobre a Synergia

Cadastre-se e receba nossas novidades.

    A Synergia se preocupa com o uso de seus dados pessoais e estes serão mantidos em segurança e sigilo, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para mais informações, consulte nosso aviso de privacidade.