Publicado em: 26/07/2024
A Synergia acaba de lançar seu primeiro relatório de sustentabilidade, documento que evidencia sua atuação como uma consultoria que busca apoiar a evolução de pessoas, comunidades e organizações por meio de soluções que atendam aos principais desafios socioambientais de nosso tempo.
Alinhado aos preceitos ESG e em consonância às diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), o relatório apresenta dados do ano de 2023 e traz uma leitura inspiradora sobre os caminhos que a consultoria tem seguido para garantir a perenidade de seu negócio.
Com informações quantitativas e qualitativas, o documento tem a intenção de refletir seu propósito de transparência com todos os seus públicos de interesse. Foi elaborado pela área de Sustentabilidade e Responsabilidade Social com envolvimento de várias outras áreas da empresa, sob a chancela de Maria Lins Albuquerque, fundadora e CEO da Synergia. “O ano de 2023 foi um ano de colheita das sementes que plantamos nesta longa trajetória. Nosso primeiro relatório de sustentabilidade é resultado deste compromisso e do processo, que envolveu tantas pessoas apaixonadas pelo que fazem. Tenho muito orgulho disso.”, diz Maria Albuquerque.
Acesse o Relatório de Sustentabilidade da Synergia.
O relatório é dividido em quatro eixos temáticos, que contam a história da Synergia, de suas pessoas, dos territórios onde atua e de sua forma de governança. São dados concretos que convidam o/a leitor/a a conhecer a trajetória da empresa e refletem o seu jeito de ser.
A meta referente à manutenção da paridade de gênero foi rapidamente alcançada na Synergia nos últimos anos. O ano de 2023 chegou ao fim com 58% de mulheres no quadro funcional da Synergia. Esse percentual foi ainda maior no aspecto de liderança: 72% de mulheres em cargos de coordenação e 60% em cargos de alta gestão (gerência e diretoria).
Apesar da Synergia se destacar positivamente em termos de gênero, ela também se comprometeu com a questão racial: até 2030, a Synergia pretende aumentar a representatividade por pessoas autodeclaradas pretas e pardas para 50% em cargos de gestão e 25% em cargos de alta direção.
No pilar ambiental, a Synergia conquistou o Selo Prata do Programa Brasileiro GHG Protocol – Ciclo 2023, principal referência para contabilização de emissões de gases de efeito estufa (GEE). O relatório traz ainda outras práticas relevantes, como eficiência ambiental de suas instalações e gestão das suas emissões por fontes móveis.
Internamente, a Synergia se empenha em implementar práticas de gestão, processos e serviços em conformidade às normas e regulamentos aplicáveis para saúde e segurança no trabalho, zelando por um ambiente seguro e saudável, os quais podem ser conhecidos no relatório.
Externamente, apoia e desenvolve projetos, demonstrando que é possível promover a melhoria nas condições de vida de pessoas sem comprometer o meio ambiente. É o caso dos projetos Redes do Médio Xingu, Cafundão e Cine Marias, cada um com uma proposta potente de valorização do saber e da cultura locais.
Código de conduta, canal de denúncias e políticas específicas que garantam o cumprimento dos princípios de ética, integridade, transparência, inovação, sustentabilidade e valorização de pessoas dão suporte à tomada de decisões. Isso faz com que as ferramentas de compliance sejam amplamente divulgadas e, assim, fazem parte do dia a dia das pessoas que constroem a Synergia.
Mais que um documento de formalização de ações, alinhamento com práticas do mercado e exigências regulatórias, o relatório de sustentabilidade da Synergia é uma iniciativa que fortalece sua crença e seu propósito como uma consultoria socioambiental, com sólida visão de futuro e que apoia a evolução de pessoas, comunidades e organizações diante de desafios socioambientais.
Leia o relatório de sustentabilidade da Synergia e conheça um pouco da história de uma das consultorias mais requisitadas e respeitadas no segmento socioambiental do Brasil.
Cadastre-se e receba nossas novidades.