O projeto de empoderamento realizado pela Synergia buscou garantir o envolvimento da população vizinha remanescente e dos moradores dos bairros beneficiados pela construção do Parque Várzeas do Tietê (PVT) na apropriação sobre os novos espaços.
O programa, executado desde 2011 pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) de São Paulo, visava propósitos como:
A Synergia planejou e executou um modelo de construção participativa para a gestão dos espaços públicos, usando estratégias de mobilização e organização social. Também foi implementada uma estratégia de comunicação que visava não somente a população diretamente beneficiada pelas obras da primeira etapa do programa, mas todas as partes interessadas.
Foram realizadas dezenas de oficinas participativas. Nelas, a comunidade teve a oportunidade de compartilhar sua compreensão sobre o projeto, manifestar suas expectativas de transformação territorial e definir suas contribuições e responsabilidades para o alcance das mudanças esperadas, estabelecendo um efetivo pacto social. Assim, foi criado o GAO – Grupo de Apoio à Operação, formado por moradores voluntários, para assegurar que os compromissos sociais fossem cumpridos.
Para Miriam Armelin, coordenadora de projetos da Synergia, um dos pontos mais interessantes do projeto foi notar a consistência do trabalho realizado e de seus resultados, que já garantem efeitos positivos na comunidade. “É um trabalho que se mantém mesmo após a saída da Synergia do projeto, através dos aprendizados que foram criados durante o processo. Os grupos de moradores foram formados para esse relacionamento com o poder público e incentivados a ter uma autonomia com relação ao governo, através da transmissão de estratégias de criação de eventos, articulação comunitária e outros.”, afirma.
Setor de atuação: Gestão pública
Local: São Paulo
Período: 2018 - 2019
Cliente: Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) Parceiro: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
Abrangência: Zona leste do município de São Paulo / SP
Objetivo: Recuperar e proteger as várzeas do Rio Tietê.
Resultados: Apropriação da população sobre os novos espaços construídos; surgimento de uma nova identidade territorial; comprometimento da comunidade com a preservação e sustentabilidade da intervenção urbana.
Soluções relacionadas a este case:
Cadastre-se e receba nossas novidades.