Em 2010, teve início a implantação do Distrito Industrial de São João da Barra – DISJB. Foi realizado um projeto com os objetivos de apoiar o desenvolvimento do norte do Rio de Janeiro e aproveitar a proximidade com a região petrolífera da Bacia de Campos, assim como a instalação do complexo portuário do Superporto do Açu, em uma área de 70 km2. Para ser viabilizado, o DISJB precisou realocar as famílias de características rurais, residentes em seu polígono.
O Programa de Reassentamento atendeu 95 famílias e recebeu o nome de Vila da Terra. Os modelos arquitetônicos das novas moradias foram desenvolvidos em conjunto com as famílias, refletindo seus hábitos de uso dos espaços. Além disso, foi estabelecido um plantão permanente e visitas sistemáticas para acompanhar as famílias, oferecendo-lhes a assistência necessária no período de adaptação às mudanças.
O projeto de reestruturação produtiva oferecido aos agricultores, com suporte técnico para a melhoria da produção e da renda, foi exemplar e resultou em registros em vídeo e livro, sendo reconhecido até hoje como um marco na qualidade de vida daquela população.
Setor de atuação: Infraestrutura
Local: Rio de Janeiro
Período: 2013 – 2015
Cliente: LLX Açu Operações Portuárias
Abrangência: 95 famílias em reassentamento e 38 famílias em retomada de atividades produtivas, em São João da Barra / RJ
Objetivo: Recompor e melhorar a capacidade agrícola das famílias reassentadas.
Resultados: Melhoria na qualidade de moradia, qualificação e aumento da produção agrícola dos participantes.
Soluções relacionadas a este case:
Cadastre-se e receba nossas novidades.