Publicado em: 04/03/2024
Com o anúncio do Governo Federal sobre o Plano de Expansão da Malha Ferroviária, que pode beneficiar tanto o transporte de carga quanto o transporte de pessoas, o tema ganhou a atenção na mídia novamente. E a visibilidade veio não apenas pela promessa de investimentos, mas também pelos desafios para a implementação de projetos nessa área.
Com participação das especialistas da Synergia Socioambiental – Laís Mourão e Selma Singulano – o artigo “Os desafios socioambientais da expansão ferroviária no Brasil” foi um dos destaques recentes na mídia, e trouxe a discussão sobre quais os possíveis problemas que o Governo Federal poderia encontrar no caminho para a expansão ferroviária, assim como as soluções e estratégias de ação que caberiam para cada um deles.
O artigo aponta impactos diretos da expansão ferroviária – como deslocamentos e desapropriações, emissão de ruído e poluição do ar, supressão da vegetação e riscos à segurança física – e impactos indiretos, como o “isolamento socioterritorial em seu entorno imediato”. Além disso, cita outros fatores que podem ser importantes e devem ser considerados no processo de expansão.
Em vídeo para as redes sociais, Laís Mourão, coordenadora de projetos na Synergia, destacou a importância da expansão da malha ferroviária para o desenvolvimento, a economia e a integração regional do país: “Esse crescimento é muito bem-vindo para um país do tamanho do nosso. Nossa malha ferroviária ainda é muito pequena se comparada a de outros países com tamanho continental. […] Mas, se de um lado, o avanço desse modal logístico é muito importante, […] ele também traz uma série de outros desafios, especialmente no caso de comunidades e populações que vivem no entorno dessas redes ferroviárias”, aponta.
Quer entender mais sobre esses desafios? Confira o texto completo nos principais veículos que divulgaram o artigo:
Cadastre-se e receba nossas novidades.