Publicado em: 26/01/2024
Os avanços da Educação Ambiental no Brasil tem acontecido, principalmente, nos âmbitos do ensino e setor corporativo, reforçando a importância de incluir e fornecer conhecimento para toda a população, possibilitando com que as crianças e adolescentes tenham experiência sobre as práticas sustentáveis e a população adulta saiba sobre as ações que podem ajudar a preservar o meio ambiente.ainda caminham a passos lentos e isso acontece por conta da falta de iniciativas e projetos que reforcem o tema na sociedade geral e, principalmente, nas escolas.
Anunciado em 2023, o estado do Pará será o primeiro a trabalhar com a temática ambiental e sustentável nas escolas públicas, por meio do currículo escolar obrigatório, beneficiando mais de 500 mil estudantes. Além disso, a Educação Ambiental será possível na rede municipal do estado, por adesão.
O objetivo da Secretaria de Estado de Educação do Pará é incentivar o pensamento e a prática sustentável, além de possibilitar que estudantes sejam agentes de transformação, promovendo a preservação e coexistência entre sociedade e meio ambiente.
Outra iniciativa que busca fomentar o ensino sustentável e voltado ao meio ambiental, é o Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional da Bahia (ProEASE), que estabelece diretrizes e princípios gerais, além de orientações curriculares, para fortalecer a Educação Ambiental nas escolas do estado.
Mas, para além das iniciativas que visam a implementação no currículo escolar, pessoas conhecedoras da área e especialistas apontam que para a efetividade do ensino da educação ambiental é necessário criar experiências, para que as crianças e adolescentes possam vivenciar a sustentabilidade.
Entre as experiências apontadas, estão as mudanças no ensino do descarte correto e incorreto, da lista de materiais e da implementação das atividades de Educação Ambiental no dia a dia das escolas, entre outras ações.
Um dos pilares do ESG (ambiental, social e governança), a Educação Ambiental também movimenta o mercado corporativo, fazendo com que as empresas fortaleçam seu papel e atuação na causa ambiental e sustentável.
Dessa forma, projetos têm sido desenvolvidos para aproximar das comunidades e minimizar os impactos das ações realizadas, além da criação de práticas ambientais, internas e externas, que contribuem para a preservação do meio ambiente.
Para auxiliar nesse desafio, a Synergia Socioambiental possui um Núcleo de Educação Social e Ambiental, sempre atento ao desenvolvimento de novos métodos e abordagens que tragam conhecimento e aprendizagens efetivas nos nossos territórios de atuação.
Na atuação do Núcleo de Educação Ambiental são praticadas metodologias participativas, que promovem o compartilhamento de conhecimento nos territórios atendidos para garantir a proteção e a regeneração do nosso ecossistema.
As metodologias participativas desempenham um papel crucial no desenvolvimento do trabalho de Educação Ambiental corporativa. Além de garantir a vinculação das ações às questões territoriais, eles promovem o fortalecimento do sentido de participação nas pessoas.
Cadastre-se e receba nossas novidades.