Publicado em: 19/10/2023
A Synergia Socioambiental esteve presente na V Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC) de Natal, entre os dias 4 e 6 de outubro, com o painel sobre “Emergências Climáticas: quais os desafios e caminhos para uma estratégia de adaptação climática e gestão e prevenção dos riscos para os municípios”.
O painel foi mediado por Gabriela Goulart, especialista em Gestão Ambiental da Synergia, e teve participação de Keila Ferreira, coordenadora de baixo carbono e resiliência do ICLEI América do Sul, Luiz Rielli, pesquisador da Universidade de Lisboa em Meio Ambiente, Clima e Energia e Sócio da consultoria NOVí, e Thiago Mesquita, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) de Natal.
Durante a conversa, os/as participantes elencaram os desafios das empresas, estados e municípios no enfrentamento das emergências climáticas, a identificação de soluções para minimização de riscos e a importância da inclusão da sociedade nesse tipo de solução.
Os/as convidados/as também enfatizaram a importância do processo participativo na construção e garantia de um plano diretor eficiente, levando em consideração o olhar de quem vive nos territórios e, ainda, com suas contribuições no processo de elaboração das ações que podem ser implementadas.
Para Gabriela Goulart, o painel abriu um importante espaço de debate sobre as práticas de adaptação: “Tivemos a oportunidade proporcionar uma discussão com diferentes pontos de vista sobre o mesmo assunto, para enriquecer o tema de adaptação climática”, comenta.
Ao final da roda de conversa houve o lançamento da pesquisa “Qual o clima você quer para o futuro?”, feita com o apoio da CBMC. A partir das respostas, será analisado o nível de participação e conhecimento das pessoas sobre fóruns de discussão e tomadas de decisão sobre adaptação climática nos municípios.
Além disso, foi realizado o lançamento do Guia Synergia de Crédito de Carbono e Carbono Social, que traz informações sobre quais são os tipos de créditos existentes, os desafios e processos para obtenção desses créditos, entre outras.
A CBMC está há cinco anos abrindo espaço para debates e combate às mudanças climáticas, e a Synergia Socioambiental, como uma das empresas co-realizadoras da CBMC, tem reforçado seu compromisso.
Para Adriana Barros, gerente de Relações Institucionais da Synergia, a participação na agenda climática mostra a importância de estarmos nas discussões e proposições: “A urgência no combate às mudanças climáticas e na promoção da justiça social exige um posicionamento integrado das empresas, governos e sociedade civil. Estar próximo das discussões e participando de processos decisórios, amplia as possibilidades e contribuições da Synergia Socioambiental nesta agenda, como empresa realizadora, propositora e como agente de transformação”, aponta.
Cadastre-se e receba nossas novidades.