Publicado em: 11/08/2023
A Cúpula da Amazônia, realizada entre os dias 8 e 9 de agosto, em Belém (PA), reuniu autoridades mundiais dos países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônia (OTCA), além de lideranças da Indonésia, de São Vicente e Granadinas, da República do Congo e da República Democrática do Congo. O objetivo do encontro foi debater ações para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e ser uma prévia da COP30, que acontecerá em 2025, também em Belém.
No primeiro dia de evento, o presidente Luís Inácio Lula da Silva reforçou a importância de ampliar a cooperação entre os países que fazem parte do território amazônico e destacou os principais temas que seriam discutidos na Cúpula:
Além disso, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, pediu o fim da exploração de Petróleo na Amazônia, tema que ganhou destaque após o Ibama negar um pedido, no primeiro semestre deste ano, para a perfuração de poços e extração de petróleo na Foz do Amazonas.
Para firmar os debates da Cúpula da Amazônia, dois documentos importantes foram assinados. A Declaração de Belém, que destaca os assuntos de consenso entre os países participantes, além de 113 objetivos e princípios.
E para finalizar o encontro, foi assinado o documento “Unidos por Nossas Florestas – Comunicado Conjunto dos Países Florestais em Desenvolvimento em Belém”, que reforça os compromissos com a preservação das florestas e da biodiversidade e com a redução dos fatores de desmatamento, a fim de evitar a transformação das florestas tropicais em savanas. Além disso, assegura o acordo de uma transição ecológica justa, que inclua as comunidades locais.
O comunicado ainda manifesta a preocupação com o não cumprimento dos acordos de financiamento feitos com os países ricos, e aponta a importância da valorização dos produtos feitos nas florestas, que ajudam no crescimento econômico dos países em desenvolvimento.
Para saber mais sobre a Cúpula da Amazônia, confira as notícias selecionadas:
Cooperação na Amazônia é urgente, diz Lula na Cúpula de Belém
Países amazônicos assinam a Declaração de Belém
“O planeta precisa deixar de usar o petróleo”, diz presidente da Colômbia
Cúpula da Amazônia: países florestais cobram US$ 200 bi de nações ricas para proteger biodiversidade
Cúpula da Amazônia divulga comunicado conjunto
Cúpula da Amazônia: entenda o que ficou de fora e o que entrou no acordo assinado pelos 8 países
Cadastre-se e receba nossas novidades.