Publicado em: 12/07/2023
A Associação Agroextrativista Sementes da Floresta (AASFLOR) fez a sua participação de estreia na 17ª edição da Naturaltech, maior feira de produtos orgânicos e naturais da América Latina. O evento, que aconteceu entre os dias 14 e 17 de junho, na capital de São Paulo, reuniu negócios e marcas de produtos naturais diversos e de diferentes localidades, nacionais e internacionais.
Original de Uruará, no Pará, a AASFLOR atua, desde 2011, por meio da organização de agricultoras e agricultores familiares de assentamentos da reforma agrária na região. A iniciativa busca alternativas para o desenvolvimento socioambiental regional, que valorizam e consideram a cadeia produtiva baseada no extrativismo e no beneficiamento sustentável de produtos florestais não madeireiros.
Para a sua participação na 17ª edição da Naturaltech, a Associação contou com o apoio da Synergia Socioambiental, que trouxe Élida Silva Moraes, produtora associada da AASFLOR, e José Santiago da Silva, produtor local e fundador da AASFLOR, da Amazônia para São Paulo. Além disso, a consultoria foi responsável pelo redesenho dos rótulos e embalagens dos produtos – por meio da contratação de uma empresa de Consultoria Estratégica de Marca, que revisou e padronizou os materiais – e pela modernização do modelo comercial da Associação, colaborando para a divulgação e conexão com varejistas de outros estados.
Durante a Naturaltech, a AASFLOR contou com um estande de vendas, no qual pôde divulgar seus produtos, conhecer novas possibilidades de relação comercial e firmar novas parcerias. É importante destacar que todos os produtos oferecidos pela Associação são de origem natural e produzidos com foco na sustentabilidade – ou seja, produzidos com o cuidado de se manter a floresta em pé e utilizar seus recursos de forma sustentável. Essa, inclusive, é uma das principais propostas da AASFLOR: investir na produção artesanal de itens a partir da extração não agressiva da floresta e compatível com a biodiversidade local.
Outro momento de destaque da feira, e de grande satisfação para AASFLOR e para a Synergia Socioambiental, foi o recebimento do Selo Viva Verde, destinado às empresas e associações expositoras que adotaram ações para a redução da quantidade de lixo e resíduos gerados em seus estandes.
Para a entrega do Selo Viva Verde foram considerados diversos fatores, como a produção mínima de lixo e de resíduos no estande, disposição de mecanismos para a coleta e reciclagem, entre outros. A feira, de forma geral, contou com ações sustentáveis, como a coleta seletiva e gestão de resíduos, compensação ambiental das embalagens coletadas na feira e neutralização das emissões de carbono, entre outras.
No estande da AASFLOR, além das duas lixeiras destinadas à separação do lixo reciclável e dos resíduos orgânicos, todas as entregas dos produtos foram feitas em sacolas de papel. Além disso, para o evento, foi desenvolvida uma opção de brinde sustentável para as pessoas que visitassem o estande, um lápis semente.
A participação na Naturaltech foi um dos principais motivos da vinda de representantes da AASFLOR para São Paulo. E os resultados podem ser considerados muito positivos. Além da venda e da visibilidade para os seus produtos, foram firmadas parcerias importantes para a Associação, que podem garantir a ampliação da produção e do faturamento de produtos para atingir um mercado maior.
Para Élida Moraes, a feira foi uma grande oportunidade de agregar valor aos produtos e uma experiência única de trocas com outras empresas e associações participantes: “Tivemos a possibilidade de mostrar os nossos produtos e o trabalho da AASFLOR para mais de 40 mil pessoas do Brasil e do mundo, e também de dar visibilidade aos nossos produtos para lojistas, distribuidores e profissionais das áreas de alimentação, cosméticos e farmácia, conhecer outras marcas semelhantes – aprender com elas também. Sair do interior do Pará para estar aqui em São Paulo é um passo muito importante para nós. Está sendo uma experiência incrível”, comenta.
A prospecção feita pela Synergia para encontrar novas possibilidades de pontos de venda para os produtos da AASFLOR, também fora da Naturaltech, possibilitou, além do estreitamento de relações entre a Associação e outras organizações, a parceria com 3 institutos que têm como proposta a economia solidária, o acolhimento de produtores/as de agricultura familiar, de produções naturais e de cooperativas:
Esses institutos adquiriram os produtos da AASFLOR e irão disponibilizá-los para o público, favorecendo o reconhecimento da marca em São Paulo e criando possibilidade de novas vendas no futuro da Associação.
Além do estande de vendas, a Naturaltech também trouxe mais uma possibilidade de visibilidade para a AASFLOR, a participação no painel da Bio Brazil Fair | Biofach América Latina. O encontro anual do mercado orgânico – considerado o maior evento de negócios do setor da América Latina – ocorre simultaneamente à Naturaltech e tem como foco a diversidade em serviços, alimentos, moda, cosméticos e produtos de higiene orgânicos – todos reconhecidos e certificados.
Além disso, a Bio Brazil Fair | Biofach América Latina proporcionou encontros para a discussão de temas variados, entre eles o painel Bioeconomia na Amazônia: Insumos da Floresta e o Desenvolvimento Sustentável. Com mediação de Mário Braga, especialista em cadeias produtivas amazônicas na Synergia, o painel trouxe diversos pontos de vista sobre a geração de renda por meio de atividades produtivas sustentáveis. José Santiago da Silva, fundador da AASFLOR, participou da conversa, que contou, ainda, com a presença de Paula Scherer, COO da Ateha e Ekuia, Pedro Frizo, Coordenador de Programas Socioambientais na Conexsus, e Renata Cohen Head de Estratégia e Inovação na RG Think Food.
Para Santiago, as participações na Naturaltech e na Bio Brazil Fair marcam um momento de virada na história da Associação: “Está sendo um momento histórico. Nós temos muito a agradecer ao pessoal da Synergia. Desde o primeiro encontro, a Synergia tem apoiado a cadeia produtiva sustentável. Eu não esperava essa virada de chave, a AASFLOR expondo os seus produtos aqui na feira. Aqui é um lugar de apoio, onde encontramos lojistas e fazemos essa ponte de cadeia no mercado, que garante as famílias lá na propriedade, coletando a semente e tendo a segurança alimentar sustentável”, afirma.
Confira o painel Bioeconomia na Amazônia: Insumos da Floresta e o Desenvolvimento Sustentável
Em sua passagem por São Paulo, além da participação na Naturaltech, a equipe da AASFLOR também foi recebida pelo CEO das lojas Soneda Perfumaria e participou do programa Conexão Sustentabilidade, da Rádio Vibe Mundial FM 95,7. Você confere a cobertura completa desses eventos aqui no site, em breve.
Cadastre-se e receba nossas novidades.