Publicado em: 05/06/2021
O Dia Mundial do Meio Ambiente, por si só, já é uma data importante para promover a sustentabilidade ambiental e a adoção de práticas de preservação do meio ambiente. Mas, este ano, ele está ainda mais especial. Com o tema “Restauração de ecossistemas”, a data também marcará o lançamento oficial da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030).
Desde o início do ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) vem assumindo o tema como norte para a maior parte das suas ações relacionadas ao meio ambiente. Ele apareceu no Dia da Conservação do Solo, no Dia da Terra, no Dia Mundial da Reciclagem e, principalmente, no Dia Mundial da Biodiversidade, entre outras datas com a mesma temática ambiental.
O prazo final da década, 2030, é o mesmo estipulado anteriormente pela ONU para que sejam cumpridos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). E vale destacar que grande parte das metas propostas para os ODS estão diretamente ligados à relação entre os seres humanos, o modo como interagem com o meio ambiente e as suas consequências.
A restauração de ecossistemas tem como bases as ações de prevenção, interrupção e, principalmente, de reversão dos danos causados ao meio ambiente, focando em recuperar as áreas degradadas tanto dos continentes quanto dos oceanos.
Confira os objetivos pensados pela ONU para a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas:
Com o intuito de incentivar de maneira prática a sustentabilidade ambiental, uma das bases para a manutenção, preservação e restauração do meio ambiente, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) lançou o Guia Prático para a Restauração de Ecossistemas. A cartilha traz ações voltadas para a diminuição da degradação e para a recuperação dos ecossistemas.
Apoiando a causa da ONU, e visando proteger ecossistemas diferenciados em todas as partes do mundo, diversas organizações entendem que o momento é crítico. Apenas a promoção da sustentabilidade não é suficiente: a restauração é essencial para reverter as mudanças climáticas, promover a estabilidade das pessoas (mesmo no que diz respeito a empregos, migrações e outros assuntos diretamente influenciados pelas mudanças climáticas) e impedir o esgotamento do planeta.
E tudo isso passa diretamente pelas ações, públicas e privadas, em função da restauração do meio ambiente, sejam elas direcionadas em ações específicas de restauração, de pesquisa ou de educação ambiental.
Por isso, separamos alguns dos principais projetos de restauração do mundo, que visam proteger e recuperar diversos tipos de ecossistemas e suas biodiversidades. Confira!
Projeto que visa a restauração de 150 milhões de hectares de paisagens degradadas e desmatadas até 2020, e 350 milhões de hectares até 2030.
Aliança mundial para a conservação e restauração de manguezais, com meta de aumento da área global de mangues em 20%, em relação ao tamanho atual, até 2030.
Iniciativa de Restauração da Paisagem Florestal Africana, visa restaurar 100 milhões de hectares de terras na África até 2030.
Busca proteger e restaurar 20 milhões de hectares de florestas, fazendas, pastagens e outras paisagens na América Latina e no Caribe até 2020.
*Todas as páginas estão em inglês. Mas a tradução do Google é bastante fiel ao conteúdo original. Basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Traduzir para o português”.
A Synergia, desde sempre, compreende que as medidas de restauração são essenciais para impedir o esgotamento do planeta. Os projetos de Reestruturação Produtiva e Educação Ambiental que conduzimos, em pequenas comunidades rurais que sofreram impactos ambientais, reforçam o nosso compromisso de não investir apenas na preservação, mas de recuperar os danos e trocar conhecimento com as comunidades, incentivando e apoiando o uso consciente dos recursos naturais.
Para nós, é de extrema importância que datas como o Dia Mundial do Meio Ambiente possam trazer temáticas que não envolvam somente ações para cessar a degradação, mas também para a implementação de medidas emergenciais de restauração dos ecossistemas.
A Synergia acredita que todos e todas somos parte do meio ambiente e diretamente responsáveis pelas ações que podem recuperá-lo, salvando a nossa imensa biodiversidade.
Por isso, para ajudar na divulgação das principais informações sobre meio ambiente, biodiversidade, preservação e tantos outras temas relacionados, produzimos o Guia Cultura de Biodiversidade.
Quer entender de forma leve e prática as relações mútuas entre nós e as questões que envolvem a biodiversidade? Baixe o seu Guia Cultural de Biodiversidade!
Com ele, você vai estar atualizado/a nos principais assuntos que afetam o nosso dia a dia…e poucas coisas podem impactar nossas vidas de maneira tão intensa quanto as questões relacionadas ao meio ambiente e à biodiversidade.
Quer entender como? Então, confira os temas sobre os quais você vai saber mais com este Guia:
E, claro, não poderia faltar a parte cultural! Por isso, selecionamos dicas de livros e publicações, sites, podcasts, filmes, documentários, séries e muitas outras. Tudo isso para você ficar em dia com as pautas ambientas do jeito mais legal: por meio da cultura e do entretenimento.
Vem com a gente! Baixe o Guia Cultural de Biodiversidade e não fique de fora das questões mais importantes sobre o presente e o futuro da biodiversidade do nosso planeta!
Cadastre-se e receba nossas novidades.