Publicado em: 06/12/2022
A urbanização de cidades da Amazônia foi o principal assunto da quarta edição da Live Amazônia Brasileira.
Visando reforçar o debate dos temas abordados no quarto volume da Série “Amazônia Brasileira: Perspectivas territoriais integradas e visão de futuro”, a Live trouxe discussões fundamentais levantadas a partir do conteúdo de “Territórios: Metrópoles na floresta”, último volume lançado.
Produzida pelo Centro de Estudos Synergia, a publicação dá continuidade às discussões iniciadas nos três volumes anteriores, e foi dedicada ao indigenista Bruno Pereira e ao jornalista Dom Phillips – assassinados na Amazônia no mesmo período em que a edição foi elaborada.
E para abordar o tema das metrópoles e da urbanização de cidades da Amazônia, a Live contou com a mediação de Mario Vasconcellos – antropólogo, coordenador de projetos e líder do Centro de Estudos Synergia – e com a participação dos representantes da região:
Confira a Live completa!
Zona Franca de Manaus e Belém, as duas principais cidades amazônicas, receberam destaque na discussão. Os convidados trouxeram as suas perspectivas sobre o processo de urbanização dos dois territórios, considerando aspectos fundantes da região, como a incidência de aglomerados subnormais, a problemática do saneamento e da violência.
A relação entre o espaço urbano e a natureza nos territórios, os desafios cotidianos da vivência em áreas não urbanizadas e os desafios enfrentados pelas áreas urbanizadas que enfrentaram crescimento de forma desregulada foram pautas trazidas para a conversa.
Quer conhecer mais sobre o território e entender melhor as especificidades que o constituem?
Faça agora o download do Volume 4 da Série Amazônia Brasileira: Perspectivas territoriais integradas e visão de futuro!
Cadastre-se e receba nossas novidades.