Publicado em: 21/01/2021
Em 2020, o Pantanal sofreu com terríveis queimadas e desmatamentos em níveis não registrados iguais nos últimos 50 anos.
Considerada a maior tragédia ambiental das últimas décadas, as queimadas foram agravadas por longos períodos de seca e clima propício para a queda de raios – que, sem chuvas, podem iniciar focos de incêndio.
A ação humana, com queimadas ilegais, assim como condutas irregulares de grandes empresas em relação à preservação, também são algumas das hipóteses levantadas para a grande devastação. Vale lembrar que o bioma já vinha sofrendo com o desmatamento, situação apenas agravada com as queimadas.
Foto: Gustavo Figueiroa
Segundo os últimos dados divulgados, ainda em 2020, o bioma registrou números alarmantes, com mais de 4,5 milhões de hectares devastados pelo fogo e 30% de todo o território atingido pelas queimadas. Além disso, houve uma perda estimada de mais de 60% da fauna em algumas regiões.
Separamos as principais notícias sobre o tema, que saíram desde o início da tragédia ambiental até mais recentemente, para você se atualizar sobre o assunto e entender mais sobre os impactos das queimadas no Pantanal.
Retrospectiva 2020 – SOS Pantanal
Verde vai ressurgindo no Pantanal, mas fuga de animais preocupa
Incêndios no Pantanal: por que o fogo ainda ameaça o ecossistema mesmo após a chegada das chuvas
Comissão sobre queimadas dará atenção à Amazônia e ao Cerrado em 2021
Porque Pantanal vive a “maior tragédia ambiental” em décadas
Voluntários se arriscam para salvas animais das queimadas
As imagens da luta dos animais pela vida no Pantanal em chamas
Cadastre-se e receba nossas novidades.