Publicado em: 05/06/2022
O Volume3, Área Conservada, lançado pelo Centro de Estudos Synergia, já está disponível para download.
Buscando aprofundar o entendimento sobre as diferentes amazônias, foram observadas as diferentes territorialidades da Amazônia conservada, como as terras indígenas, quilombolas, as unidades de conservação e as áreas públicas não destinadas. Debateu-se também o caráter intrinsicamente socioambiental do território amazônico, onde sociedade e natureza se interconectam em um processo histórico de construção do espaço.
Assim, ao falar sobre a Amazônia conservada, chama-se a atenção à necessidade de se desvelar as perspectivas dos povos que historicamente a habitam, pois a construção de uma visão de futuro sustentável para a Amazônia deve, necessariamente, incluir as narrativas daqueles que, junto com as florestas, formam o complexo território Amazônico.
O Volume 3 da série aborda:
Como manter a floresta em pé? Como viabilizar acesso a condições dignas de vida para uma população de mais de 30 milhões de habitantes? Como desenvolver o território sem comprometer estoques de carbono e a vasta diversidade biológica e cultural da Amazônia, necessários para garantir as condições ambientais do planeta?
Para construir respostas a estas perguntas chave de nosso momento histórico, acreditamos ser necessário incluir a perspectiva dos povos amazônicos na construção de uma visão de futuro com sustentabilidade, em busca de alternativas de desenvolvimento possíveis e aderentes à realidade e vocações da Amazônia. Pois já sabemos que um desenvolvimento que não mantenha a floresta em pé, seus povos e sua diversidade biológica, não é um desenvolvimento possível.
Assim, de forma a complementar e enriquecer este volume a partir da perspectiva dos diferentes povos e atores amazônicos, a seção “Vozes da Amazônia” traz textos dos indígenas Tambura Amondawa e Ma´i Tenetehara, o primeiro da Terra indígena Uru-eu-Wau-Wau, em Rondônia, e o segundo da Terra Indígena Arariboia, no Maranhão, compartilhando a situação de seus territórios na Amazônia. Também o texto de Douglas Senna, liderança quilombola do território Arapucu, em Óbidos, estado do Pará, e do professor da Universidade de Brasília Carlos Alexandre P. Barbosa, ambos contando aspectos históricos e atuais dos quilombos na Amazônia. Por fim, o texto de um conjunto de pesquisadores do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), sob a liderança de Ângela Penin, relatando sobre as realidades e os desafios das Unidades de conservação na Amazônia.
Não fique de fora! Faça já o download do Volume 3 da Série Amazônia Brasileira | Área conservada!
_______________________________________________________________________
Confira as notícias completas sobre o lançamento do primeiro e segundo volumes da série:
Baixe o Volume 1 | Panorama 2021: desafios e visão de futuro para a região
Baixe o Volume 2 | Territórios: Ocupação consolidada e arco do desmatamento
Cadastre-se e receba nossas novidades.