Publicado em: 29/04/2022
Representantes de 175 nações aprovaram a resolução da ONU para combater de forma global a poluição plástica. Considerada histórica, a resolução intitulada “Acabar com a Poluição Plástica: Rumo a um instrumento juridicamente vinculante internacionalmente” vem sendo apontada por especialistas como um das iniciativas mais importantes desde as definições do Acordo de Paris.
Impactos da produção, uso, descarte e reciclagem dos resíduos plásticos devem ser temas abordados no texto do acordo que será produzido, além de metas globais e planos de ação baseados nas especificidades de cada país.
Outro ponto importante, destacado pela ONU, e que deve aparecer de maneira incisiva no acordo, é a “necessidade de uma colaboração internacional reforçada para facilitar o acesso à tecnologia, capacitação e cooperação científica e técnica.”
A previsão da Organização é de que seja possível a conclusão de um projeto de acordo internacional juridicamente vinculativo até o final de 2024.
De acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), a produção de plástico dobrou de 234 para 460 milhões de toneladas entre os anos 2000 e 2019. Os resíduos plásticos globais também dobraram, passando de 156 para 353 milhões de toneladas entre os mesmos anos.
E o atual ciclo de vida dos plásticos está longe de ser circular, segundo o relatório da OECD. Durante esse período, apenas 55 milhões de toneladas foram recolhidas para reciclagem e, por motivos variados, apenas 9% desses resíduos plásticos foram realmente reciclados, “19% foram incinerados e quase 50% foram para aterros sanitários. Os 22% restantes foram descartados em lixões não controlados, queimados a céu aberto ou vazados para o meio ambiente.”
Também é importante destacar que, recentemente, estudos demonstraram que a poluição plástica já atingiu os pontos mais profundos do oceano em todo o planeta, afetando 88% das espécies marinhas, inclusive as de amplo consumo humano.
Selecionamos as principais notícias sobre o tema. Confira!
175 países aprovam resolução histórica para eliminar poluição do plástico
ONU: países endossam resolução para acabar com poluição plástica
Cadastre-se e receba nossas novidades.