Radar

Países aprovam resolução da ONU para eliminar poluição plástica

Publicado em: 29/04/2022

poluição plástica_ garrafas no mar. foto_Paulo_Oliveira
Poluição plástica já atingiu os pontos mais profundos do oceano. Foto: Paulo Oliveira

Representantes de 175 nações aprovaram a resolução da ONU para combater de forma global a poluição plástica. Considerada histórica, a resolução intitulada “Acabar com a Poluição Plástica: Rumo a um instrumento juridicamente vinculante internacionalmente” vem sendo apontada por especialistas como um das iniciativas mais importantes desde as definições do Acordo de Paris.

Impactos da produção, uso, descarte e reciclagem dos resíduos plásticos devem ser temas abordados no texto do acordo que será produzido, além de metas globais e planos de ação baseados nas especificidades de cada país.

Outro ponto importante, destacado pela ONU, e que deve aparecer de maneira incisiva no acordo, é a “necessidade de uma colaboração internacional reforçada para facilitar o acesso à tecnologia, capacitação e cooperação científica e técnica.”

A previsão da Organização é de que seja possível a conclusão de um projeto de acordo internacional juridicamente vinculativo até o final de 2024.

De acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), a produção de plástico dobrou de 234 para 460 milhões de toneladas entre os anos 2000 e 2019. Os resíduos plásticos globais também dobraram, passando de 156 para 353 milhões de toneladas entre os mesmos anos.

E o atual ciclo de vida dos plásticos está longe de ser circular, segundo o relatório da OECD. Durante esse período, apenas 55 milhões de toneladas foram recolhidas para reciclagem e, por motivos variados, apenas 9% desses resíduos plásticos foram realmente reciclados, “19% foram incinerados e quase 50% foram para aterros sanitários. Os 22% restantes foram descartados em lixões não controlados, queimados a céu aberto ou vazados para o meio ambiente.”

Também é importante destacar que, recentemente, estudos demonstraram que a poluição plástica já atingiu os pontos mais profundos do oceano em todo o planeta, afetando 88% das espécies marinhas, inclusive as de amplo consumo humano.

Selecionamos as principais notícias sobre o tema. Confira!

Dia histórico no combate à poluição plástica: nações se comprometem a desenvolver acordo juridicamente vinculante

175 países aprovam resolução histórica para eliminar poluição do plástico

175 nações assinam resolução ‘histórica’ que dá 1º passo para futuro acordo contra poluição por plásticos, diz ONU

ONU: países endossam resolução para acabar com poluição plástica

ONU aprova primeiro acordo global para combate ao plástico

Fique por dentro

Conheça mais sobre a Synergia

Cadastre-se e receba nossas novidades.

    A Synergia se preocupa com o uso de seus dados pessoais e estes serão mantidos em segurança e sigilo, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para mais informações, consulte nosso aviso de privacidade.